×
Loading ...

Como usar um flash Canon em uma Nikon

Atualizado em 23 março, 2017

Enquanto os fotógrafos podem misturar e combinar componentes mecânicos, como lentes, com relativamente pouca preocupação, desde que as ferramentas encaixem fisicamente, a troca de componentes eletrônicos pode ser um pouco arriscada. Como a tensão não é padronizada entre flashes e corpos de câmera, um fotógrafo mais experiente deve verificar se o seu equipamento irá trabalhar junto corretamente antes de ligá-lo. Por esta razão, é mais fácil comprar acessórios de mesma marca. No entanto, fotógrafos que trocam de marcas do corpo da câmera podem encontrar-se com equipamento antigo que ainda gostariam de usar. Se este for o caso, é ainda possível a utilização de um flash Canon num corpo Nikon.

Instruções

Como usar um flash Canon numa câmera Nikon (Vintage TLR camera camera image by Fanfo from Fotolia.com)
  1. Verifique se a tensão do gatilho do seu flash corresponde à sua câmera. Uma tensão de strobe maior do que a tensão para a qual a sua câmera é classificada poderia danificar a câmera. Consulte os manuais de cada produto, ou, se não puder ser localizado, verifique on-line para encontrar as informações.

    Loading...
  2. Tape os quatro contatos auxiliares sobre o fundo do flash (a parte que se liga à sapata) com uma fita elétrica. Estes contatos não têm contatos correspondentes no sapato Nikon e não funcionam mesmo se descobertos. Cobri-los ajuda a protegê-los de serem danificados ou causarem um curto-circuito no flash ou na câmera. Certifique-se de deixar o centro do contato positivo descoberto, já que este é o ponto de conexão que a câmera Nikon irá usar para acionar o flash Canon.

  3. Mude o flash para o modo manual. A câmera Nikon não será capaz de utilizar o sistema de exposição de flash Canon E-TTL (Evaluative-Through The Lens) e não vai operar em um modo automático.

  4. Deslize o flash Canon no sapato da câmera da Nikon como faria normalmente para anexar o flash em um corpo Canon. O pino de bloqueio normalmente não pode ser parafusado no lugar, mas o flash ainda deve ligar perfeitamente com a câmera.

  5. Use o flash como faria normalmente, lembrando-se de editar manualmente as configurações se você precisar. A Nikon irá usar seu corpo no auto-foco da lâmpada de assistência e não vai usar a lâmpada do flash Canon.

Loading...

Dicas

  • Você também pode usar um disparador de rádio em seu corpo Nikon para remotamente acionar o flash Canon. Isso evita a necessidade de gravar os contatos auxiliares e evita quaisquer problemas elétricos. Certifique-se de comprar um disparador de rádio que pode operar tanto com tecnologia Canon e Nikon.

Aviso

  • Sempre verifique as tensões de seu flash e corpo, mesmo se você tenha quase certeza que eles vão funcionar juntos. Enquanto os modelos mais recentes de flashes Canon e corpos Nikon não devem causar problemas, um problema elétrico pode danificar ou destruir tanto o flash, quanto a câmera. Se você não tiver certeza, leve ambos em sua loja de câmeras e pergunte sobre a sua compatibilidade.

O que você precisa

  • Fita elétrica

Referências

Loading ...
Loading ...