×
Loading ...

O que são flocos de folhas de ouro?

Atualizado em 24 agosto, 2018

Mineradores peneirando pacientemente, procurando por ouro na beira de um rio, pode ser a imagem que vem à mente quando você pensa em flocos de folhas de ouro, então você pode se surpreender com os outros locais onde esses minerais podem ser encontrados. Artistas e artesãos começaram a usar folhas de ouro bem antes do nascimento de Cristo e hoje, encontra-se até mesmo chefes utilizando flocos de ouro comestíveis para decorações.

O campo dourado da Califórnia ainda entrega flocos de ouro para aqueles que peneiram terra na beira de rios (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Encontrando ouro

O ouro vem de veias e depósitos aluviais no planeta Terra. Uma veia exposta ao tempo produz terras de aluvião e flocos de ouro transportados durante as estações chuvosas para rios e riachos, em locais conhecidos como "campos de ouro". Geralmente encontrado em combinação com o quartzo e ardósia, o ouro preso nas rochas requer extração através de processos químicos. Depois que a neve derrete, muitos entusiastas viajam para locais como a Serra Nevada, na Califórnia, para peneirar ouro, encontrando vários exemplares de flocos e folhas desses metais preciosos.

Loading...

Maleabilidade do ouro

Culturas e sociedades ao redor do mundo consideram o ouro um metal precioso. Devido ao fato dele ser quimicamente inerte, ele não mancha ou se altera com o tempo e, embora seja pesado e denso, ele é facilmente moldado no formato desejado. Para fazer flocos de folhas de ouro para artesanatos ou culinária, as indústrias utilizam máquinas para prensar 28 g de ouro em uma grande folha com quase 10 metros quadrados.

Artesanatos com ouro

Os artesãos usam o ouro na criação de espelhos, estátuas, caixas de joias e outros itens. Decorar um espelho acrescenta um lustre dourado à sua moldura. Alguns designers acrescentam folhas de ouro em entradas, lustres e outras luminárias leves. A folha de ouro também enfeita vários prédios políticos e domos sobre estruturas federais e estaduais.

Ouro comestível

Os flocos de ouro são usado em licores, bolos de chocolate e doces ou como enfeites de uma sobremesa de algum restaurante requintado. O ouro comestível está disponível no mercado para que o chefe enfeite sobremesas ou bebidas para uma ocasião especial. Os flocos de ouro comestível geralmente vêm em 23 quilates e são mais caros que o preço do ouro, que constantemente se altera conforme as flutuações de mercado.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...