×
Loading ...

Flores para atrair abelhas para plantação de tomates no jardim

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tomates tipicamente se autopolinizam, mas de vez em quando eles precisam de alguma ajuda. Abelhas podem, em sua folga, polinizar as plantas do tomate. Elas são atraídas por flores que produzem néctar carregado de açúcar e pólen contendo proteína. Para garantir uma colheita abundante de tomate, plante flores que atraiam as abelhas em volta de sua horta. Escolha diversos tipos de plantas para garantir um suprimento contínuo de flores que atraiam as abelhas.

Se as flores do tomate não estiverem polinizadas, eles não se desenvolverão (tomato vine image by Horticulture from Fotolia.com)

Sazonais

Cosmos, gerânios, capuchinhas, ervilhas-de-cheiro e zínias são flores que atraem abelhas. Plante essas flores de época em volta da horta ou entre os vegetais. Essa plantação exige replantação todo o ano. Tente diferentes combinações até que você encontre uma que funcione melhor para atrair abelhas para a área.

Loading...

Frutas e vegetais

Plante frutas como amora, mirtilo, framboesa e morangos perto da plantação de tomate para atrair a polinização de abelhas. Mesmo que plantas frutíferas como maçãs, cereja e ameixa atraiam as abelhas, a extensa raiz dessas árvores muitas vezes dificulta o crescimento de uma cultura vegetal por perto. Entretanto, não é impossível cultivar outras plantas próximas. Mudas de plantas de tomate são fáceis de locar perto de árvores frutíferas. As plantas de abóbora e abóbora-amarela também atraem abelhas. Plante uma trilha desses vegetais perto dos tomates.

Ervas

Ervas também atraem abelhas ao jardim para polinizar plantas de tomate. A maioria das ervas são perenes, mas algumas são sazonais em regiões que passam por invernos rigorosos. As flores de manjericão e sálvia atraem abelhas; elas geralmente crescem como sazonais em regiões mais frias. Plante-as ao lado das plantas de tomate para atrair as abelhas. Você pode plantar ervas floridas, como erva-cidreira, cebolinha, lavanda, sálvia e tomilho como uma borda que circunda a horta. Se preferir, plante um grande jardim de ervas perto da plantação de tomates.

Perenes

Flores perenes atraem abelhas ano após ano. Plante flores perenes que atraiam abelhas perto da plantação de tomate. Como essas plantas voltam todos os anos, não é sábio interrompê-las enquanto se cultiva o solo para uma plantação de vegetais. Flores perenes como lobélia azul, trevo, aquilégia, equinácea, solidago, dedaleiras, cubres, urze, madressilvas e papoulas atraem os insetos benéficos. Plante essas flores de modo que elas formem uma borda em torno da plantação de tomates. Certifique-se de marcar a área para evitar ter que cultivá-las no próximo ano.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...