Fazer um arranjo de flores para um púlpito é um pouco diferente de fazer outros tipos de arranjos florais. Idealmente, as flores devem ser proporcionais ao púlpito e à área da igreja onde se encontra. Se o arranjo ficará em cima do púlpito, cores suaves e flores tradicionais são uma boa ideia, para não desviar a atenção do orador.
Rosas
Rosas, disponíveis em uma ou outra variedade durante todo o ano, muitas vezes fazem parte de arranjos de flores em igrejas. Vêm em uma variedade de cores e formas e suas grandes flores completamente abertas significam que não passarão despercebidas em grandes igrejas.
Lírios
Lírios, outra flor com botões grandes, são uma boa opção para um arranjo de púlpito de igreja. Devido ao seu tamanho, poucas outras flores serão necessárias. Na verdade, com um pouco de folhagem em torno deles, lírios podem fazer todo o arranjo. Majestosos e imponentes, se encaixam bem em espaços grandes da igreja sem parecer desproporcionais.
Cravos
Cravos são uma boa maneira de aumentar o tamanho de um arranjo de púlpito sem aumentar dramaticamente os custos. São encontrados em uma grande variedade de cores e estão disponíveis na maior parte do ano. A textura áspera dos cravos dá um distinto contraste com flores de pétalas lisas, tais como rosas, em um arranjo.
Crisântemo
Existem dezenas de variedades de crisântemo, então há uma abundância de opções para qualquer arranjo de púlpito. Crisântemos que se assemelham a margaridas podem cercar flores maiores, enquanto as flores grandes do tipo pompom ficam melhores em uma posição central do arranjo.
Gypsophilia
Gypsophilia, também conhecida como "mosquitinho", ajuda a preencher qualquer espaço vago em um arranjo de púlpito. Normalmente se apresenta nas cores rosa e branco, com pequenas flores que enchem todas as hastes. Pode ser usado ao longo de folhagens de preenchimento para criar profundidade e tamanho, ou no lugar da folhagem para criar arranjos em um único tom ou cor.