×
Loading ...

Como fazer flores de tecido para um vestido de noiva

Atualizado em 21 março, 2017

Flores de tecido bem colocadas dão um toque especial em um vestido de casamento simples. Embora muitas noivas se assustem com a ideia de fazer alterações no seu traje, as flores de tecido podem ser feitas com poucas ferramentas de costura. Realizar isso sozinha permite customizar cores, texturas e tamanhos para o que você realmente necessite. Existe uma variedade de estilos e padrões que podem combinar com o tema do seu casamento.

Instruções

Você pode fazer flores bem realistas usando uma variedade de tecidos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

    Flores de cetim

  1. Corte uma tira de cetim, de 25 cm por 3 cm. Dobre a tira ao meio e costure as laterais longitudinalmente. Vire-a do avesso, de forma que a costura esteja do lado de dentro e invisível.

    Loading...
  2. Para criar o centro da flor, faça um nó com o tecido no final da extremidade aberta do pano. Torça a tira de tecido por dez vezes ou até ficar bem apertada. Esse movimento dá forma e textura para as pétalas da sua flor.

  3. Ao redor do nó, enrole o tecido torcido em uma espiral apertada, até que tome a forma de um pequeno botão de rosa. Coloque um alfinete através de toda a largura da flor, tomando cuidado para que ela não perca sua forma e tensão, durante o resto do processo de costura. Costure as bordas soltas, de forma que seja seguro remover o alfinete.

    Cravos de seda

  1. Corte um círculo de cartolina branca de 8 cm de diâmetro. Corte mais três círculos, cada um com um diâmetro 1 cm menor que o último.

  2. Coloque os círculos na seda sintética e marque as bordas com uma caneta. Corte os círculos correspondentes. Jogue fora os círculos de cartolina.

  3. De dentro para fora, corte 1/3 do círculo de seda, para criar pétalas. Faça cinco cortes equidistantes para criar mais cinco pétalas.

  4. Acenda a vela e, cuidadosamente, derreta as bordas das pétalas para dar um efeito enrugado. Deixe as pétalas, aproximadamente, 5 cm longe da chama, para assegurar que o tecido não pegue fogo.

  5. Da maior para a menor, coloque cada camada de flor em cima da outra. Costure essas camadas usando pontos pequenos no centro da flor.

    Dálias de organza

  1. Corte seis círculos de 8 cm de diâmetro e quatro círculos com 5 cm de diâmetro. Coloque-os em pilhas separadas. Ponha o alfinete no centro de cada pilha, deixando os círculos juntos.

  2. Para formar pétalas de margarida, corte os círculos, à mão livre. Faça sete pétalas iguais em tamanho e distância.

  3. Empilhe os círculos menores em cima dos maiores. Junte-os com o alfinete. Gire os círculos, para que as pétalas se espalhem.

  4. Remova o alfinete e costure as camadas, usando pequenos pontos no centro da flor. Afofe as pétalas para que se espalhem sobre os pontos centrais.

Loading...

O que você precisa

  • 45 cm de seda sintética, cetim e organza
  • Carretel de linha em uma cor que seja igual aos tecidos
  • Agulha
  • 2 alfinetes
  • Tesoura
  • Velas
  • 2 páginas de cartolina branca

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...