Flores tropicais: coloridas e exuberantes!

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Flores tropicais: coloridas e exuberantes!
As flores tropicais são conhecidas pelas formas espetaculares e boa fragrância (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Coloridas e exuberantes, as flores tropicais também são conhecidas pelas formas espetaculares e boa fragrância. Elas florescem em áreas tropicais do planeta como a África do Sul, o Havaí e, é claro, o Brasil. Por estarem acostumadas com o clima tropical, essas plantas não toleram invernos rigorosos. Em locais do País com clima ameno, elas costumam florescer em qualquer época do ano. Já em locais de clima mais rigoroso, especialmente no sul do País, elas costumam florescer na primavera e no verão. De modo geral, são ótimos exemplares para colorir seu jardim.

Orquídeas

As orquídeas são uma das maiores famílias de plantas que existem no planeta. Trata-se de um vegetal parasita que cresce sobre as árvores em busca de luz natural. A maior variedade de espécies das orquídeas apresenta flores pequenas em folhagens nada atrativas. No entanto, as flores das orquídeas chamam atenção graças ao formato das flores. Entre as mais exuberantes estão as da espécie "Cattleya labiata", orquídea brasileira nativa também conhecida como "rainha do nordeste". Bastante perfumadas, as flores dela são usadas em buquês florais em tons de lilás, azul e roxo.

Flores tropicais: coloridas e exuberantes!
As orquídeas são uma das maiores famílias de plantas que existem (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Hibisco

O hibisco é um gênero de plantas que agrupa mais de 300 espécies. O cultivo dela é prejudicado em regiões tropicais com inverno rigoroso, como em algumas áreas do sul do País. As temperaturas baixas e as geadas destroem a planta. Ainda assim, ela costuma se desenvolver de forma exuberante na maior parte do Brasil. Outra característica dela é a propriedade medicinal de suas folhas. Ricas em vitaminas A e B1 e sais minerais, as folhas de hibisco são indicadas para quem tem pressão arterial elevada. O chá feito a partir da flor de hibisco apresenta grande quantidade de fibras alimentares e ajuda a emagrecer.

Flores tropicais: coloridas e exuberantes!
As flores de hibisco possuem propriedades medicinais (Kevin Forest/Photodisc/Getty Images)

Plumeria

As lindas flores de plumeria florescem em terrenos arenosos. Isso porque elas exigem mais luz solar do que outras plantas tropicais para se desenvolverem. A planta mais famosa da família é o jasmim-manga, também conhecido como Frangipani. Essas flores ornamentais são uma das preferidas pelos paisagistas graças às inflorescências terminais e cores fortes. O odor suave é semelhante ao cheiro das flores de jardim. O crescimento das flores tropicais da família plumeria é muito rápido. Os primeiros brotos costumam nascer em cerca de duas semanas.

Flores tropicais: coloridas e exuberantes!
Flores da família das plumeria possuem uma fragrância leve (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Ave-do-paraíso

As flores da planta conhecida como ave-do-paraíso são uma das mais vibrantes encontradas na natureza. Nativa do continente africano, essa flor é composta por pétalas azuis e laranjas que se unem na ponta em um formato de ponta de flecha. A planta, conhecida pelo nome científico Strelitzia reginae, possui folhas duras com pecíolos compridos, um dos fatores que permitem a geração de flores grandes, de cerca de 15 a 20 centrímetros de comprimento. Em áreas tropicais, ela floresce durante todo o ano. As flores da ave-do-paraíso duram até 15 dias, em formato de ramalhete.

Flores tropicais: coloridas e exuberantes!
Essas flores de 15 a 20 centímetros apresentam formato exótico (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível