O tipo de fluido de power trim para um motor de popa Johnson de 150cv

Escrito por will charpentier | Traduzido por alexandre lima
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O seu barco pode ser o segundo maior investimento na sua vida. Se o motor de popa Johnson foi grande o bastante, ele pode pesar entre 136 e 226 kg, o barco terá um sistema hidráulico de power trim que inclina o motor para entregar a máxima performance. O tipo de fluido hidráulico usado tem um efeito direto no funcionamento do trim.

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Fluidos hidráulicos

A recomendação do fabricante é, obviamente, reabastecer o fluido usado com produtos sob a licença da General Motors vendido com o nome Evinrude: Power trim e fluido de direção Evinrude/Johnson. Se o produto for feito pelo fabricante não estiver disponível, a Evinrude faz recomendações específicas sobre quais produtos devem substituir o original GM Dexron II.

Fluido recomendado ou OEM

O fluidos hidráulicos são baseados em óleo mineral. Eles transferem a força e o calor gerado pelas superfícies. As paredes do pistão e do cilindro compõem a bomba de um trim. De preferência, o fluido vai agir como um selante e vai funcionar como um lubrificante. Os de melhor qualidade não vão separar seus componentes químicos, um processo chamado de desemulsificação. Quando esse processo ocorre, o fluido hidráulico não vai fornecer uma transferência uniforme de calor e força entre as superfícies.

Outros óleos hidráulicos

Nem todos os óleos hidráulicos são compatíveis com o sistema trim da Johnson. A empresa especifica o fluido de transmissão automático Dexron II, entretanto, é aceitável qualquer outro fluido do mesmo tipo, que tenha o nome Dexron IIE, Dexron III ou Drxron IV, disponíveis nas revendedoras GM. As versões mais novas são compatíveis com os sistemas que usavam versões antigas do produto. Se uma revendedora Evinrude ou um fornecedor marinho não tiver ou não vender os produtos Evinrude, você pode comprá-los em uma revendedora GM.

Trocando o fluido hidráulico

Você deve verificar o reservatório hidráulico sempre que for usar o barco. Quando você perceber que o fluido não está perto do topo do reservatório, reabasteça. Não deixe ar entrar no sistema porque isso pode causar mais danos que a falta de fluidos. Quando o reabastecimento desse reservatório for necessário mais de uma vez a cada três meses, é necessário refazer o sistema hidráulico. Quando você retirar as juntas tóricas do sistema hidráulico do trim, não as reutilize, troque-as. Se elas estiverem vazando, já estão danificadas e não podem ser reparadas. Por fim, ao refazer o sistema, invista em um novo fluido hidráulico.

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