×
Loading ...

Como fazer um fluxo de processo no Word

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O fluxo de processo é um fluxograma que inclui símbolos inter-relacionados, conectados por setas ou linhas. Cada símbolo no fluxograma representa um passo no processo. Os círculos ou formas ovais representam o início e o fim de um processo; os retângulos representam o processo; e os diamantes representam a decisão que foi tomada. Você poderá usar a ferramenta "Formas" do Word para criar ou editar o fluxo de processo. Se precisar visualizar um fluxo de trabalho ou uma série de projetos, o fluxo de processo poderá ser útil.

Instruções

Você poderá contar com as funções do Microsoft Word para criar um fluxo de processo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Abra um novo ou um documento já existente no Word.

    Loading...
  2. Selecione a aba "Inserir" e escolha "Formas" dentro do grupo "Desenhos". Escolha uma forma oval na seção "Formas básicas" e clique no local da página onde deseja que o fluxo de processo comece.

  3. Segure a tecla "Shift" enquanto desenha o círculo na página (ao pressionar a tecla "Shift", a forma oval se transforma em círculo). Solte o mouse quando o círculo for criado.

  4. Clique com o botão direito do mouse sobre o círculo, escolha "Adicionar texto" e digite "Iniciar" no círculo.

  5. Remova a seleção do círculo e retorne para o grupo "Desenhos". Escolha um retângulo na seção "Formas básicas" dentro do grupo "Desenhos". Desenhe um retângulo abaixo do círculo. Clique com o botão direito do mouse sobre o retângulo, escolha "Adicionar texto" e digite o primeiro processo do fluxo de trabalho.

  6. Selecione o retângulo, clique com o botão direito do mouse e escolha "Copiar". Aperte "Ctrl + V" para colar os demais retângulos na página. Arraste cada retângulo para baixo do primeiro fluxo de processo, no lugar onde deseja que eles apareçam.

  7. Destaque o texto dentro de cada retângulo e digite o passo seguinte no fluxo de processo.

  8. Escolha a forma em diamante na seção "Fluxograma" dentro do grupo "Desenhos". Desenhe-a no local onde uma tomada de decisão é necessária. Clique com o botão direito do mouse sobre a forma, clique em "Adicionar texto" e digite a decisão a ser tomada. Para adicionar mais decisões, copie e cole-as na página, então arraste-as para o local de preferência.

  9. Copie o primeiro círculo criado no passo 5. Cole-o na página e arraste-o para o final do fluxo de processo. Substitua a palavra "Iniciar" por "Fim" dentro do círculo.

  10. Escolha o "Conector seta reta" na seção "Linhas".

  11. Coloque o ponteiro do mouse sobre o primeiro círculo pare criar o "Início". Pontos azuis aparecerão em volta da forma.

  12. Clique no ponto azul na parte inferior do círculo para começar a conexão, depois coloque o ponteiro do mouse sobre o processo imediatamente abaixo do círculo. Clique no ponto azul na parte superior do processo para criar a conexão.

  13. Retorne para "Formas" e escolha o "Conector seta reta" na seção "Linhas".

  14. Clique na parte inferior do primeiro processo para começar a conexão e na parte superior do segundo processo para finalizá-la.

  15. Acrescente conectores aos símbolos remanescentes no fluxo de processo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...