Mais
×

Como usar um fluxo de solda líquido

Atualizado em 17 abril, 2017

O fluxo de solda líquido é um agente químico utilizado para vários fins: limpar uma superfície metálica, cria uma barreira para prevenir a oxidação e permitir que a solda flua mais livremente pela área de trabalho. Para criar uma forte ligação de solda, os locais de união de cobre devem ser lixados, limpados adequadamente e não devem conter sujeiras e poeiras que possam dificultar o elo. O problema com o cobre é que ele oxida rapidamente e isso pode levar a elos mais fracos.

Instruções

O fluxo de solda líquido limpa as superfícies metálicas e impede a oxidação dos metais base (soldering image by Bube from Fotolia.com)
  1. Limpe as superfícies que serão unidas.

  2. Aplique o fluxo com uma escovinha. Alguns tipos de fluxo líquidos vêm com uma escovinha dentro da tampa. Quando aplicar a solda, ela fluirá livremente pelo fluxo. Por isso, limite a área na qual o fluxo será aplicado.

  3. Quando estiver usando a pistola, aqueça o cobre e aplique a solda nas superfícies que desejar unir. Você observará a solda fluindo pela área onde o fluxo foi aplicado.

  4. Continue aplicando a solda até obter uma boa ligação sólida. O fluxo líquido fará um chiado enquanto a solução evapora no calor.

  5. Deixe a ligação esfriar.

Aviso

  • Se estiver trabalhando em um espaço confinado, utilize equipamentos de proteção ocular e uma máscara ao usar o fluxo líquido.

O que você precisa

  • Fluxo de solda líquido
  • Solda
  • Pistola de solda
  • Escovinha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article