Mais
×

Como focar nos olhos na hora de fotografar um retrato

Atualizado em 20 julho, 2017

Como diz o provérbio "os olhos são a janela da alma", há muito que essa parte da anatomia é associada com o "eu interior" de cada indivíduo. Na fotografia, ser capaz de capturar a personalidade e todas as peculiaridade do sujeito através de imagem é um dos pontos fundamentais para se conseguir fazer um retrato bem-sucedido.

Instruções

Um olhar penetrante oferece intensidade e expressão à uma fotografia (blue eyes image by MAXFX from Fotolia.com)
  1. Monte a câmera em um tripé. Parafuse a base da câmera na placa de montagem. O suporte da placa irá se prender ao mecanismo de liberação rápida e manter a câmera de maneira segura no lugar. Use um tripé para estabilizar a câmera, o que ajuda a dar mais precisão ao enfoque da lente de maneira eficaz.

  2. Defina os pontos de foco automático (AF) no visor da sua câmera. O foco automático irá determinar onde os pontos de foco estão localizados no quadro. Encontro o botão AF na sua câmera; ele pode estar localizado no painel traseiro da câmera ou próximo ao botão do obturador, dependendo do modelo. Depois de localizado, pressione o botão e o pontos de foco ficarão em destaque. Defina o FA, movendo os pontos de foco para as áreas desejadas através do visor LCD. Consulte o manual da sua câmera para mais instruções no seu modelo específico.

  3. Use o modo de foco manual. Opções avançadas no foco manual podem oferecer mais flexibilidade na hora de capturar detalhes nos olhos. Selecione a opção de foco manual (MF) na sua lente. Você encontra o contro das opções de foco no barril da lente. Arrume o foco da image, rodando gentilmente os anéis da sua lente até que o assunto da foto entre em foco.

  4. Use um "f-número" mais alto. A medida f-número determina a dimensão da abertura. Uma abertura ampla é representada por um f-número menos (por exemplo, f2.8, f3.5, f4.0). A abertura ampla irá isolar o sujeito, criando um efeito de imagem de fundo desfocada chamado de "profundidade de campo pequena". Já as aberturas estreitas aumentam a profundidade de campo e permitem que mais elementos da imagem entrem em foco. Use um valor alto de f-número para permitir que mais elementos da imagem entrem em foco, aumentando assim as chances de que os olhos do sujeito sejam capturados nitidamente.

    A profundidade de campo pequena é ideal para se isolar o sujeito; no entanto, para garantir olhos mais nítidos, escolha uma abertura estreita (White dandelion close-up image by Yulia Podlesnova from Fotolia.com)
  5. Faça um close-up do assunto com um enquadramento fechado para conseguir uma representação mais intensa dos olhos. Dê um toque de drama à fotografia, capturando somente o rosto da pessoa em detalhe no quadro da imagem. Assim, a ênfase irá de maneira instintiva para os olhos dela. Mantenha os olhos no terceiro plano superior da fotografia, usando esse espaço para dar harmônia e fluidez à composição

    Close-ups do sujeito oferecem drama e intensidade ao retrato, pois dão enfoque aos olhos (my square portrait image by Frenk_Danielle Kaufmann from Fotolia.com)

Dicas

  • Certifique-se de que os olhos da pessoa estejam bem iluminados. A luz natural ilumina os olhos e proporciona uma aparência natural para a imagem. Peça que ela olhe um pouco para cima, para que as íris dos olhos fiquem iluminadas.
  • Tenha paciência e vá tirando algumas fotos enquanto você ajusta o foco das lentes. Antes de tirar as próximas fotos, dê zoom nas fotos anteriores para conferir a nitidez dos olhos.

O que você precisa

  • Câmera SLR (câmera reflex monobjetiva)
  • Lente SLR
  • Tripé
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article