×
Loading ...

Como fazer fogo com fricção de bambu

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A fricção de bambu é capaz de criar fogo sem nenhuma das conveniências que a sociedade passou a depender. Sem fósforos, fluido de isqueiro ou carvão, você pode começar uma fogueira usando itens encontrados na natureza. Aprender a fazer fogo com essa técnica é uma habilidade essencial de sobrevivência.

Instruções

A fricção de bambu pode criar fogo quando as conveniências modernas estiverem indisponíveis (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Selecione um pedaço de bambu grosso e áspero e divida-o ao meio com uma faca. Quando você se ajoelhar no chão, a altura do bambu deve ser alta o suficiente para ele ser firmado entre a barriga e o solo.

    Loading...
  2. Corte o segundo pedaço do bambu partido ligeiramente mais curto do que o primeiro.

  3. Prepare um lugar para iniciar o fogo. Limpe um espaço no chão ou encontre um buraco raso e seco. Depois, coloque folhas secas e madeira morta no lugar.

  4. Segure o primeiro pedaço de bambu firmemente contra o chão com uma extremidade fixada contra sua barriga, forrando a ponta com uma camisa enrolada ou jaqueta.

  5. Friccione para cima e para baixo com o pedaço de bambu mais curto. Segure o pedaço menor horizontalmente sobre o pedaço vertical e friccione durante vários minutos, até criar uma ranhura bem definida.

  6. Descasque partes de bambu para criar uma pilha de serragem e coloque-a no interior do pedaço que você está usando como uma serra. Em seguida, corte um calço de bambu do tamanho do pedaço da sua mão e segure-o sobre ele com um polegar em cada extremidade.

  7. Continue friccionando até um ponto queimar no calço. Sopre suavemente dentro do bambu para acender a serragem e use-a para colocar fogo nas folhas e madeira morta.

Loading...

O que você precisa

  • Faca ou machado

Recursos

Loading ...
Loading ...