Mais
×

Folhagens prejudiciais aos gatos

Atualizado em 13 abril, 2018

Folhagens são plantas feitas para serem apreciadas por suas folhas, e não suas flores. Usadas para forrações, plantas para casa ou bordas decorativas, estas plantas fornecem interesse visual, mas podem ser prejudiciais para os gatos. Se você suspeita que seu gato está mal por comer folhagem, entre em contato com um veterinário imediatamente. Se possível, leve uma amostra da planta para ajudar o médico a determinar a causa dos sintomas e o tratamento apropriado.

Nem todas as folhagens são seguras para gatos (A cat laying in the garden. image by Saskia Massink from Fotolia.com)

Hera

A hera, conhecida cientificamente como Hedera helix, é tóxica para gatos de acordo com o Centro de Controle de Veneno da Sociedade Americana de Prevenção da Crueldade Contra os Animais (ASPCA). A ingestão de folhas e frutos é problemática, mas a folha é a mais perigosa dos dois. A ingestão causa dor de estômago, vômitos, diarreia e salivação excessiva. O princípio tóxico ativo da hera é a hederagenina. Ela pode ser encontrada em casas, em calçadas e em plantadores ornamentais.

Hosta

A hosta, conhecida cientificamente como Hosta plantaginea, é caracterizada por suas folhas largas com tons variados de verde, amarelo e branco. Venenosa para gatos, de acordo com o Centro de Controle de Veneno da ASPCA, as hostas contêm saponinas, que mudam o modo com que a gordura é metabolizada e armazenada no corpo. Os sintomas incluem vômitos, diarreia, náuseas e depressão. As hostas são plantadas em calçadas e encontradas frequentemente como plantas de interior.

Teixo

O teixo, Taxus baccata, é um arbusto pequeno com uma extensão de 3,5 a 4,5 m. Estes arbustos verdes são usados ​​em casa ou cercas e bordas decorativas. Tendo caruma e bagas vermelhas, estas plantas são extremamente venenosas para os gatos, de acordo com o "Clinical Textbook for Veterinary Technicians". Os sintomas incluem convulsões, tremores, falta de ar e vômitos. Insuficiência cardíaca súbita tem sido relatada em gatos que comeram teixo devido aos efeitos cardíacos da toxina A e B, alcaloides venenosos encontrados na planta.

Singônio

O singônio, Syngonium podophyllum, encontra-se ao ar livre como uma planta rasteira ou dentro de casa, como uma planta caseira. Tóxico para os gatos, o singônio contém oxalato de cálcio, afirma o site do Centro de Controle de Veneno da ASPCA. Oxalatos de cálcio formam cristais afiados em forma de agulha dentro do corpo do gato. Estes cristais perfuram os órgãos do corpo, causando traumatismo, e, eventualmente, acumulam-se dentro dos rins. Os sintomas de ingestão incluem dor e irritação na boca, salivação excessiva, vômitos, dificuldade de engolir e sensação de boca, lábios e língua em chamas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article