Folhas amareladas da maria-sem-vergonha (impatiens)

Escrito por bailey shoemaker richards | Traduzido por jane rosa
Folhas amareladas da maria-sem-vergonha (impatiens)
A folha amarelada da maria-sem-vergonha é um sinal de doença ou praga (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A planta impatiens, conhecida também como beijo-turco e maria-sem-vergonha, é uma flor pequena de várias cores e uma atração no jardim. Além de embelezarem o paisagismo, essas flores atraem insetos benéficos. Se suas folhas ficarem amareladas, é sinal de que precisam de cuidados especiais.

Problemas ambientais

O local de plantio da maria-sem-vergonha é importante para a saúde da planta. Se a planta não receber luz solar suficiente para processar a fotossíntese adequada, acaba produzindo folhas fracas, verde-claras ou amarelas. Embora tolerantes à sombra, elas reagem melhor ao sol direto na parte da manhã. O sol do meio-dia e da tarde chamusca as folhas deixando-as amarelas ou marrons.

Água

A maria-sem-vergonha necessita de água, pelo menos uma vez por semana, para manter o solo úmido em volta das raízes. Evite o excesso para não sufocar a planta e impedir a oxigenação das raízes. Um período de seca causa a cor amarela ou marrom nas folhas, mas se regadas, elas se recuperam e processam seus nutrientes de maneira adequada.

Pragas

Os afídeos, ácaros e moscas minadores são pragas de insetos que se alimentam da planta causando sérios problemas. Como os insetos se alimentam das flores, as folhas perdem nutrientes importantes e começam a amarelar e enfraquecer. Algumas pragas, como os afídeos, contaminam as plantas com doenças. Aplique um pesticida nas plantas, de acordo com as instruções da embalagem, para exterminar a praga e manter as planta saudáveis.

Doenças

A maria-sem-vergonha é susceptível a doenças como a mancha foliar e a ferrugem, causando pintas nas folhas como um primeiro sinal de infecção. À medida que a doença avança, as folhas se tornam amarelas e caem. Arranque as folhas afetadas e aplique um spray fungicida ou antibacteriano para erradicar a doença.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível