Mais
×

Por que as folhas da minha bananeira estão ficando amarelas e morrendo?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As folhas das bananeiras são verdes e brilhantes até mesmo quando não há bananas na planta para serem apanhadas. Mas a idade, o tempo, os problemas culturais e as doenças podem deixar as folhas amarelas e, se não forem controladas, podem até matar a árvore. Enquanto que as doenças da bananeira raramente têm remédio, outros problemas podem ser resolvidos com a ajuda do diagnóstico adequado por um especialista em agronomia.

De acordo com a Purdue University, uma bananeira é uma grande erva em vez de uma árvore (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Temporada

Bananeiras não toleram bem o tempo frio. Temperaturas de congelamento podem causar danos à folha, enquanto longos períodos de temperaturas abaixo de 15 graus podem causar problemas que vão desde danos às frutas ao amarelecimento, murchamento ou morte foliar.

Nutrição

Bananas são consideradas alimentadores pesados, ​​onde os nutrientes da planta ficam concentrados. Elas crescem rapidamente e precisam de nitrogênio em abundância para manter a sua taxa de crescimento. A falta de nitrogênio muitas vezes mostra-se como uma folha amarelada. E longos períodos sem alimentação adequada farão com que folhas mais velhas morram em favor das folhas mais jovens que podem ser capazes de se recuperar uma vez que a nutrição do solo for mais abundante.

Doença

O mal-do-Panamá (ou banana murcha) amarelece folhas mais velhas, começando na base e, com o tempo, as matando. Ele progride gradualmente em folhas mais novas, e pode matar a árvore. Plantar variedades resistentes de bananeira é o melhor remédio. O topo-em-leque é uma doença viral transmitida por pulgões que aparece em folhas jovens como nanismo com margens amareladas e onduladas. A doença da raia-negra começa como amarelecimento nas folhas, seguido por manchas ou estrias preto-marrons, em seguida, toda a folha escurece e morre.

Considerações

A maioria dos problemas culturais com bananas, como calor, rega inadequada ou ataque de insetos raramente deixa as folhas amarelas. Embora os problemas de nutrição deixem as folhas amarelas, é improvável que causem a morte, a menos que o problema seja muito grave. A razão mais comum para a folhas de bananeira ficarem amarelas e morrerem, longe de climas frios, é uma doença. Por esta razão, é importante cultivar variedades de banana resistentes a doenças e enviar uma amostra do problema para um centro de extensão para um diagnóstico. Se a sua banana estiver doente e viver em uma área onde se cultiva bananas comercialmente, você provavelmente vai ser aconselhado a destruir a árvore o mais rápido possível.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article