Mais
×

As folhas da minha berinjela estão ficando amarelas

Atualizado em 21 novembro, 2016

As berinjelas são uma excelente adição a qualquer jardim, já que precisam de pouco espaço e são plantas de alto rendimento. Culinariamente falando, o vegetal pode ser preparado de várias formas, tornando-se um vegetal versátil para o jardineiro e cozinheiro amador. As folhas amarelas são um sinal de que algo está errado com a sua planta. Aja rapidamente ou você pode perder uma colheita significativa.

As folhas saudáveis de uma berinjela devem ser verdes e espessas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ações

Examinar as plantas é fundamental para identificar problemas. Observe se existem insetos ou larvas visíveis na planta. Toque as plantas para ver se alguns insetos voam.

Pragas

Algumas pragas, como pulgões, moscas brancas e ácaros, podem causar amarelamento nas folhas. Se essa for a suspeita do problema, um jato de água da mangueira pode ajudar a desalojar muitos insetos. Sabões inseticidas ou sprays de pimenta caseiros também podem ajudar a reduzir os problemas de pragas.

Fungos

A maior ameaça para as berinjelas são os fungos — em particular, a murcha-de-fusário e verticilose, que são doenças comuns para safras de solanáceas. As solanáceas incluem berinjela, tomate, batata e pimentas. O vírus está no solo e é sugado através das raízes das plantas à medida que a planta toma água. Como o vírus está dentro da planta, ela não pode ser curada.

Prevenção e solução

Atraia insetos benéficos para o seu jardim, como joaninhas e louva-a-deus, para controlar a população. A Extensão da Universidade Estadual de Ohio recomenda fazer uma rotação das safras, o que significa mover as solanáceas a cada ano para um novo local. Não coloque outra safra de solanáceas no mesmo local por quatro a seis anos. Remova as plantas infectadas assim que puder colhê-las, procurando remover todos os vestígios de raízes e folhas caídas. Se o fungo for um problema comum no jardim, trate o solo com um fungicida.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article