Mais
×

Por que as folhas da minha hortênsia murcham?

As folhas de hortênsia, ou qualquer arbusto decíduo, podem murchar por vários motivos. Alguns são sérios, enquanto outros são problemas menores que os jardineiros podem consertar facilmente. Hortênsias podem variar em robustez, desde aquelas que florescem em uma ampla gama de condições àquelas que são mais sensíveis e precisam de cuidados especiais para produzir folhas e flores saudáveis. A identificação das necessidades de uma variedade em particular pode ajudar a prevenir muitos problemas.

Hortênsias podem murchar devido a vários motivos de saúde da planta ou do ambiente (hydrangea image by Vania from Fotolia.com)

Pequenas causas comuns

A falta de água é, provavelmente, a razão mais comum para folhas de qualquer planta murcharem. Se a planta estiver sendo regada adequadamente, mas ainda aparentar murchidão, uma causa menor pode ser uma drenagem excessiva no solo. Hortênsias vivem bem em solos ricos com boa drenagem, porém ainda precisam de uma boa retenção de umidade. Muita areia no solo pode contribuir para o dreno em excesso, o que leva as folhas a murcharem, mesmo quando há chuvas constantes. Danos por animais escavadores podem machucar as raízes ou criar novos canais de dreno. Calor e luz do sol também podem fazer com que as folhas percam umidade, mesmo com boa irrigação.

Causas sérias

Murchidão por Verticillium é uma das mais sérias doenças de plantas e podem ser a causa de folhas sem viço em hortênsias. Essa doença afeta praticamente todo tipo de planta, embora hortênsias sejam menos suscetíveis do que outras fanerógamas (plantas com flores). Como uma doença causada por fungos, a murchidão por Verticillium ataca o sistema vascular das plantas, causando fraca absorção e transporte de água para as folhas. O principal sintoma é o dano assimétrico, em que somente alguns ramos do arbusto não crescem. Outras doenças também podem murchidão, como ferrugem causada por Botrytis (podridão cinzenta), também um fungo, e alguns insetos, especialmente os pulgões.

Reparos

Se a drenagem excessiva é a causa da murchidão das folhas, fixe o solo ao redor da hortênsia, colocando matéria orgânica, como adubo, para corrigir o problema. A remoção de roedores da área também ajudará, se eles forem o problema. Em climas quentes, irrigações extras à noite impedirão que as folhas murchem durante o dia. Se uma doença estiver provocando a falta de vigor das folhas, esse problema é mais difícil de corrigir. A identificação da doença específica e a aplicação de remédios orgânicos podem salvar a planta.

Prevenção

A escolha de um local adequado para a hortênsia, com solo rico, é essencial para prevenir a murchidão de suas folhas. Previna doenças que causam a perda do viço alimentando as plantas com frequência, evitando o cultivo de arbustos em áreas muito úmidas e bolorentas e borrifando fungicidas orgânicos na primavera.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article