Mais
×

Por que as folhas da roseira ficam vermelhas?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As folhas da rosa normalmente começam a vida com coloração avermelhada e se tornam verdes com o tempo, mas no outono elas podem voltar à cor inicial. Às vezes, elas assumem uma tonalidade avermelhada em épocas inesperadas.

As folhas da rosa podem mudar de cor por várias razões (rose bud image by pearlguy from Fotolia.com)

A antocianina

A antocianina é um pigmento natural encontrado em muitas plantas, inclusive nas rosas. São conhecidas mais de 300 versões, e ela produz as cores roxa e vermelha nas folhas, pétalas e na base da rosa. As antocianinas são particularmente proeminentes em novas folhas na primavera, fazendo com que assumam uma coloração vermelho escuro ou bronze. Acredita-se que ela proteja as folhas dos raios UV.

Doença "rose rosette"

O avermelhamento das folhas pode ser causado por uma doença viral conhecida como "rose rosette". Ela faz as folhas assumirem a cor vermelha ou roxo escuro, além de deformar os novos ramos, folhas e brotos. Não há cura.

O inverno como causa

As folhas da roseira são verdes no verão, porque a principal substância de coloração é a clorofila, necessária para a fotossíntese. No inverno, há menos luz solar, então há menos necessidade de clorofila. Dessa forma, as antocianinas vermelhas se tornam mais uma vez o principal pigmento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article