on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Por que as folhas da roseira estão ficando amareladas?

Folhas amareladas em uma roseira costumam indicar doenças ou problemas com pragas. O amarelado adquire várias formas, do declínio da folha inteira a manchas ou lesões que se formam perto da superfície. Inspecionar o padrão da descoloração ajuda a identificar com exatidão a causa e a providenciar os tratamentos necessários para ajudar a roseira a voltar a ter saúde como antes.

Folhas de roseira descoloridas podem indicar doenças (Rose stem with thorns and water drops on the leaves. image by Dragan Trifunovic from Fotolia.com)

Mosaico de rosa

O vírus mosaico de rosa aparece como descolorações amarelas na superfície da folha. Elas podem parecer manchas ou formar linhas amareladas ondeadas nas folhas. O mosaico não é mortal, mas as infecções avançadas podem inibir o crescimento e o florescimento. Não existe cura para esse vírus, mas desinfetar, podar e tosquiar os galhos e controlar as pragas de insetos, como os afídeos, ajuda a evitar que o vírus se espalhe. Plantar variedades resistentes ao vírus mosaico também previne o aparecimento dele no roseiral.

Loading...

Manchas negras

Anéis amarelos cercando manchas pretas na folhagem da roseira indicam infecção pelo fungo da mancha negra, que faz as folhas morrerem e caírem do arbusto, matando-o em um ano, se ele estiver muito infectado. A remoção das folhas mortas do solo e a aplicação de estrume em volta da planta ajudam a prevenir a expansão do fungo. Tratamentos com fungicidas também retardam a doença, mas é difícil curá-la completamente.

Mofo felpudo

O fungo do mofo felpudo cria uma lesão de descoloração marrom arroxeada nas folhas e caules da roseira. O tecido da folha perto da lesão costuma amarelar quando ela começa a morrer, e as folhas infectadas geralmente caem da planta quando amarelam e murcham completamente. O tempo chuvoso e as folhagens úmidas pela irrigação ajudam a espalhar o fungo, mas os tratamentos fungicidas podem auxiliar na prevenção da doença.

Danos causados por insetos

Os insetos que se alimentam da seiva das folhagens da roseira podem causar pequenas descolorações nas superfícies das folhas. Eles geralmente se alimentam da parte de baixo das folhas, mas também podem se alimentar dos caules e das flores. Tripes e afídeos costumam infestar roseiras. As descolorações podem ser bronzeadas, marrons e amarelas, e geralmente formam pequenos círculos que se fundem em manchas mais largas. Os sabões pesticidas e inseticidas ajudam a controlar as infestações de insetos nas roseiras.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...