Por que as folhas de tomate estão ficando amarelas e morrendo?

Escrito por faith mcgee | Traduzido por ewerton lima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que as folhas de tomate estão ficando amarelas e morrendo?
Evite que as folhas de seu tomateiro fiquem amarelas (Truss of tomatos image by WhichDoctor from Fotolia.com)

Tomates são a opção favorita para aqueles que cultivam hortaliças nas estações mais quentes. A planta é extremamente versátil e pode crescer em cestas suspensas, contêineres e em estacas no jardim. Infelizmente, vários problemas naturais e de plantio podem causar o amarelamento e morte das folhas. É importante chegar à raiz do problema para se ter uma horta de tomates saudável.

Identificação

Jardineiros devem examinar onde as folhas do tomateiro estão amarelando. A falta de luz do sol no fundo da planta pode acarretar esse problema, já que a folhagem precisa de luz para produzir os nutrientes necessários para a clorofila. Podar um pouco da folhagem para aumentar exposição ao sol pode ajudar bastante a planta a permanecer com sua cor verde natural.

Solo

Todas as plantas precisam de uma faixa específica de pH para poder absorver os nutrientes do solo. Plantá-la fora dessa faixa irá impedir que ela receba nitrogênio. Esse composto é crucial para a produção de proteínas, aminoácidos e DNA. Tomates devem ser plantados em um solo com o pH entre 6,0 a 6,5. Para saber se as tomateiras estão crescendo dentro da faixa adequada, jardineiros realizam um teste de pH na área de plantio designada, os quais estão disponíveis em lojas especializadas e hortos. O solo que estiver abaixo de 6,0 deve ser corrigido com cal. Um solo alcalino que esteja acima de 6,5 deve ser tratado com enxofre.

Doenças causadas por fungos

Três doenças comuns causadas por fungos podem levar ao amarelamento das folhas: pinta preta, oídio e septoriose. Essas doenças geralmente ocorrem quando as temperaturas começam a subir no fim da primavera. Na verdade, a septoriose pode sobreviver durante o inverno na folhagem e em restos da planta no solo. O oídio tem a aparência de um pó fino branco acinzentado nas folhas. Os esporos do fungo deixam as folhas amarelas lentamente antes de sua eventual morte. A folhagem morta geralmente permanece na planta. A pinta preta é caracterizada por pontos amarelos com a parte do meio preta. Todas essas três doenças devem ter suas áreas infectadas aparadas e pulverizadas com fungicida.

Pragas

Minadores podem causar danos a plantações de tomate. Esses insetos criam tuneis pelas folhas e sugam seus nutrientes. Devido ao caminho de tecido morto criado, esses insetos eventualmente impedem a produção de clorofila pela planta, o que pode acarretar em um crescimento de folhas atrofiadas.

Época de plantio

Plantar tomates cedo demais pode causar o amarelamento das folhas, já que o não há fósforo disponível no solo. O solo que ainda estiver frio por causa do inverno não consegue transferir fósforo para a planta. Jardineiros usam uma cobertura plástica de folhas para aquecer a terra ou esperam até o pico da primavera para fazer o plantio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível