O que é um folheado de madeira?

Escrito por mary osborne | Traduzido por gabriela vilas boas ornelas
O que é um folheado de madeira?

Folheados de madeira são feitos de madeira de verdade, e podem ser encontrados em várias cores e tipos

Zebrawood Veneer/Public Domain Image

Folheados de madeira são feitos de madeira de verdade e podem ser encontrados em várias cores e tipos. Antigamente, uma peça de mobiliário folheada era visto como um item de menor qualidade, mas a longa e rica história dos folheados de madeira provou que eles são um uma alternativa bonita e durável para mobiliários, no lugar de madeira sólida. Os folheados de madeira também são usados ​​na arte de embutimento de madeira e marchetaria.

Outras pessoas estão lendo

Produção

Na produção de folheados de madeira, há a adesão de uma superfície de madeira sobre outro tipo de madeira, papel, ou outra forma de substrato. Folheados decorativos são produzidos cortando ou descascando troncos selecionados. Vários padrões de madeira podem ser conseguidos, dependendo de como a madeira é cortada.

Padrões comuns de corte

Três padrões comuns para cortar os folheados são: o corte rotativo, o corte coroa e corte quarto. No corte rotativo, uma seção da madeira é descascada do tronco usando uma lâmina de alta velocidade, criando uma fita contínua de folheado. Para conseguir um padrão linear em ambos os lados de uma seção de folheado, o método de corte de coroa é utilizado. O corte quarto produz ângulos retos nos anéis internos do tronco, resultando em um padrão de linha reta.

Substrato

Substrato refere-se à superfície sobre a qual o folheado de madeira foi colado. Processos modernos criaram adesivos mais confiáveis ​​e substratos artificiais, como a fibra de média densidade. Madeiras exóticas podem ser usados em folheados, criando menos demanda da madeira-de-lei, já escassa em todo o mundo, desde que os folheados possuam cerca de 0,6 milímetros de espessura. Folheados utilizados para embutimentos delicados e marchetaria, muitas vezes, usam substrato de papel.

Equívocos

Os folheados de madeira receberam sua má reputação provavelmente em meados de 1800 ao início de 1900, quando alguns móveis mal construídos eram cobertos com folheados para economizar em custos de materiais. Além disso, o próprio folheado era bruto e de baixa qualidade.

Importância histórica

Exemplos dos primeiros folheados foram encontrados no Egito antigo em sarcófagos contendo múmias que datam de cerca de 5.000 anos atrás. Cleópatra presenteou Júlio César com uma rica mesa embutida com folheados de madeira. Os designers de móveis Thomas Chippendale e Thomas Sheraton produziram peças luxuosas usando folheados de madeira, feitos de cerejeira, mogno e nogueira.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media