Os fones Bluetooth irão funcionar no meu Tablet Android?

Escrito por james crider | Traduzido por ellen zanelato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os fones Bluetooth irão funcionar no meu Tablet Android?
Use um fone de ouvido Bluetooth com seu tablet Android (Comstock/Comstock/Getty Images)

Muitos tablets que utilizam o sistema operacional Google Android apresentam recursos pessoais de rede Bluetooth além das radiofrequências 3G/4G e Wi-Fi. Mesmo que a intenção primária da Google e dos fabricantes do dispositivo seja de que os usuários usem dispositivos de entrada, como teclados Bluetooth, com seus tablets, muitos podem também usar um fone de ouvido Bluetooth para transmissão de voz. Alguns tablets não possuem equipamentos de telefonia por definição, mas eles ainda podem ser usados com softwares de "Voice Over Internet Protocol" (Protocolo de voz pela internet) como o Skype ou o Fring.

Outras pessoas estão lendo

Requerimentos

O requerimento mais óbvio para a conexão de um fone Bluetooth é o sinal Bluetooth. Os tablets Android mais populares, como o Motorola XOOM, Samsung Galaxy Tab e o Asus EEE Transformer possuem sinais assim como um smartphone Android. Entretanto, alguns modelos mais antigos, baratos ou especializados não o têm. Isso inclui a linha Barnes & Noble Nook de readers/tablets, e a maioria dos tablets Android genéricos chineses feitos antes de 2010. Alguns tablets, especialmente os feitos pela Samsung, possuem modificações de software instalados pelo fabricante, e podem se comportar de forma diferente de outros tablets ou smartphones ao se conectarem com fones Bluetooth.

Falta de telefonia

Mesmo tablets mais novos que suportam conexão Bluetooth, geralmente terão os recursos de telefonia Android desabilitados, para desencorajar as pessoas a usarem os tablets como uma substituição aos smartphones. Qualquer tablet que seja também vendido por uma operadora de telefonia com serviço 3G ou 4G falha nessa categoria. Mesmo que alguns tablets como o Samsung Galaxy Tab original possam ser modificados ou "hackeados" para funcionar como celulares, isso pode danificar o software Android e violar a garantia.

Aplicativos compatíveis com fones Bluetooth

A maioria dos aplicativos amplamente usados que apresentam compatibilidade com fones Bluetooth são aplicativos VOIP, softwares que permitem que você faça ligações de voz e vídeo pela internet (sem utilizar redes de celular ou fixa existentes). A rede VOIP mais popular é o Skype, que permite que você faça ligações gratuitas para outros usuários Skype, ou para celulares e telefones fixos por uma pequena taxa. O aplicativo Skype para Android funciona enquanto conectado a um fone Bluetooth, e você pode baixá-lo gratuitamente pelo Android Market. O Fring, um aplicativo similar, também é gratuito. Outros aplicativos VOIP que se beneficiam de um fone Bluetooth incluem o software Truphone, chamado de "Tru App" no Market, o Vopium e o Nimbuzz. Outros aplicativos que precisam de microfone embutido, como jogos ou programas por comando de voz, podem suportar ou não a entrada Bluetooth.

Conectando um fone Bluetooth a um tablet Android

Conectar um fone Bluetooth a um tablet Android é o mesmo que conectá-lo a um smartphone Android. Use as instruções seguintes: pressione e segure o botão "On" (Ligado) ou "Phone" (Telefone) no seu fone até que ele sinalize ou pisque para indicar que o Bluetooth está no modo de pareamento. Pressione o botão "Power" (Ligar) no tablet e destrave a tela. Pressione o botão "Home" (Tela principal) e então "Menu". Toque em "Settings" (Configurações). Toque em "Wireless and Networks" (Redes e sem fio). Toque na caixa ao lado de "Bluetooth" para ativar o serviço Bluetooth, e então toque em "Bluetooth settings" (Configurações Bluetooth). Sob "Bluetooth devices" (Dispositivos Bluetooth), toque no fone. Se você receber uma solicitação para digitar um PIN, tente "0000" ou "1234". Se nenhum desses funcionar, consulte o manual de usuário ou site do fabricante do seu fone.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível