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Fonética e fonologia: atividades sobre as vogais na língua inglesa

Existem 20 fonemas vocálicos ou sons na língua inglesa, dentre eles, as vogais curtas e longas, ditongos, “oo” curtos e longos, vogais controladas pelo “r” e o xuá. Ao ensinar os alunos os fonemas vocálicos, é interessante usar métodos de aprendizado variados (isto é, a escuta, a visão e a sinestesia) e implementar uma resposta verbal dos alunos nas atividades, pois isso os ajudará a internalizar melhor os sons.

Atividades para aprender as vogais curtas e longas da língua inglesa (school supplies 2 image by Lauren Ingro from Fotolia.com)

Exercícios com cartões didáticos

Faça um cartão para cada vogal e combinação vocálica. Mostre um cartão de cada vez para os alunos. Peça para que todos digam o nome da vogal e reproduzam o som que ela faz. Por exemplo, um cartão com um “a”, faria com que os alunos dissessem /ei/. Repita a atividade frequentemente para que os alunos comecem a associar o som da vogal com o grafema ou representação sonora do termo.

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Sons vocálicos

Ensine aos alunos músicas que enfatizam um som vocálico em particular e peça para todos cantarem a música juntos. Levante para o alto o cartão com a vogal impressa e peça para que os alunos apontem para o cartão toda vez que o som for realizado durante a canção. Por exemplo, use a música “Old Macdonald”, mas altere as palavras como o exemplo abaixo: Old Macdonald had a farm, A-E-I-O-U, and on this farm he had an cat, A-E-I-O-U. With an “a- a “ here and an “a- a” there, here an “a”, there an “a”, everywhere an “a- a” Old MacDonald had a farm, A-E-I-O-U.

Jogo de preenchimeto de lacunas

Imprima uma frase ou ditado famoso e coloque na lousa. Deixe algumas lacunas no espaço das vogais e peça para que os alunos preencham corretamente. Também é possível realizar o jogo baseado no programa “Roda a roda”, fazendo com que os alunos alternadamente tentem adivinhar as vogais.

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Referências

Recursos

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