×
Loading ...

Qual fonte é mais fácil de ler no papel?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Na hora de imprimir e publicar, a palavra "fonte" se refere ao tipo de letra utilizada para os caracteres. Uma fonte é escolhida para ser fácil de ler e transmitir informações em forma de texto; existem dois tipos de fontes: serif e sans serif.

As fontes diferentes afetam a leitura de documentos (glasses on newspaper image by Alexander Zhiltsov from Fotolia.com)

Tipos

Serif é um termo de tipografia utilizado para descrever a ornamentação de caracteres. Os serifs aparecem em cima e embaixo de caracteres individuais, formando um pé perpendicular. Essas fontes incluem a Bookman Old Style, Courier, Garamond e Times New Roman.

As fontes sans serif não incluem nenhum tipo de decoração nos caracteres; elas são linhas retas e sem floreios. Algumas possuem a parte superior curvadas para parecer mais suaves e amigáveis ao ler. As fontes sans serif incluem a Arial, Calibri, Franklin Gothic e Helvetica.

Loading...
As serifs possuem uma pequena linha em cima e embaixo dos caracteres (the letter a image by feisty from Fotolia.com)

Benefícios de leitura

As fontes sans serif produzem caracteres que são mais fáceis de serem diferenciados quando impressos, criando textos limpos e fáceis de ler, sendo melhores para pessoas mais novas e leitores iniciantes, de acordo com a SIL Internacional. As fontes serif são usadas para ajudar a atrair os olhos do leitor em linha reta, seguindo a direção da linha ornamental, sendo uma escolha ideal para leitores mais experientes.

As fontes providenciam diferentes benefícios aos leitores (book image by charles taylor from Fotolia.com)

Tamanho da fonte

O tamanho influencia na facilidade de ler a fonte; esse significa se as letras aparecerão grandes ou pequenas quando impressas. Usar uma fonte grande faz as fontes serif mais fáceis de ler e melhora a aparência do documento.

As letras maiores são mais fáceis de ler no papel (newspaper and spectacles image by NatUlrich from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...