Mais
×

As fontes cursivas mais usadas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As fontes são os tipos de letra usados para escrita, impressão e digitação. Elas surgiram com a prensa no século 15, mas agora são funções comuns dos processadores de texto dos computadores. Fontes cursivas, também conhecidas como fontes script, imitam a escrita manual.

Fontes cursivas imitam a escrita manual (handwriting, formulas image by Petro Feketa from Fotolia.com)

Bradley Hand

A Bradley Hand é uma fonte cursiva legível, uma vez que ela assemelha a letras feitas à mão. Diferente de diversas outras fontes cursivas, a Bradley Hand não é extremamente decorada e por isso mantém um estilo mais voltado à utilidade. Ela é uma fonte fina e usa pouca tinta.

Blackadder

A Blackadder é uma fonte que lembra canetas e tinteiro ou letras feitas com uma pena. Tanto suas letras maiúsculas como as minúsculas possuem serifas bem decoradas. Assim como várias fontes cursivas, a Blackadder é inclinada à direita para assemelhar-se à escrita manual.

Edwardian Script

Esta é uma fonte ornamentada, porém clássica, combinando perfeitamente com convites de casamento. É uma fonte realmente cursiva que assemelha-se a letras escritas à mão. As letras são projetadas de forma que ao serem digitadas, suas pontas conectam-se, assim como fazemos ao escrever.

Freestyle Script

A Freestyle Script é uma fonte informal com um visual muito mais contemporâneo que as demais. Ela possui letras com formas de serpentinas e lembra letras que foram escritas rapidamente com uma caneta de ponta fina. Diferente da Edwardian Script, a Freestyle Script não conecta suas letras, logo ela parece mais com impressões do que com escrita à mão.

Lucida Handwriting

Esta é uma fonte escura e pesada. Enquanto ela possui alguns detalhes ornamentados, assim como outras fontes cursivas, ela não possui curvas elaboradas e por isso tem um visual mais contemporâneo. A Lucida Handwriting é uma tentativa de imitar a escrita à mão atual.

Mistral

A Mistral é uma fonte oblíqua e apertada, projetada tanto para decorar como para ser legível. Com uma aparência chamativa, é uma fonte apropriada para títulos em postes e cartazes, mas seria cansativo ler parágrafos completos com essa fonte. A Mistral tem toques de caligrafia asiática.

Vivaldi

A Vivaldi, como o nome sugere, é uma fonte delicada que tenta trazer uma sensação de tempos antigos. Essa fonte é fina e formal, com letras próximas umas das outras e decorações rendadas nas letras maiúsculas. Ela deve ser usada em moderação, pois pode tornar-se difícil de ler.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article