Fontes de energia cinética

Escrito por david mcguffin | Traduzido por randhal wendel
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fontes de energia cinética
A energia eólica é uma das fontes da energia cinética (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Energia cinética é a energia do movimento e uma das forças mais fundamentais da natureza. Ela permite produzir eletricidade através de turbinas de combustão, do movimento dos automóveis e fontes de energia como a energia eólica e hidrelétrica. Toda energia cinética começa como energia potencial sob a forma de objetos físicos localizados em lugares específicos, de energia química potencial ou energia potencial nuclear.

Outras pessoas estão lendo

De energia química potencial a energia cinética

Processos químicos, combinados com combustão, convertem energia potencial química em energia cinética. É assim que automóveis são alimentados. Outras fontes de energia química incluem combustíveis, como carvão ou certos explosivos, como a dinamite. Quando produtos químicos inflamáveis -- independentemente de sua natureza ou origem -- são inflamados no processo de combustão, a energia é convertida em energia cinética. No caso de automóveis, a gasolina é convertida de líquido para gás através do processo de aquecimento e é injetada nos pistões. Quando a gasolina explode, empurra os pistões, criando uma força explosiva, transferida para os eixos e rodas do carro. No caso da energia do carvão, quando esse é inflamado e cria calor, o ar quente sobe e gira as turbinas, que, por sua vez, produzem eletricidade por estarem conectadas a geradores. Por isso, é a queima do carvão -- energia potencial -- que cria o ar quente, que atua como energia cinética enquanto gira as turbinas.

Fontes naturais de energia cinética para a eletricidade

Há várias outras fontes de energia cinética que podem ser aproveitadas para a eletricidade. Turbinas eólicas podem criar energia através de moinhos de vento ou de geradores de energia eólica. Essa é convertida em energia cinética, girando painéis que são projetados e angulados para pegar tanto vento quanto possível. Isso acontece muito da mesma maneira que a vela de um barco utiliza energia eólica para movimentar o navio. No entanto, é o movimento original da Terra que cria correntes de ar e de canais de vento, os quais, por sua vez, produzem energia quando o vento entra em contato com outros objetos.

A água é uma outra fonte de energia que pode ser convertida de energia potencial em energia cinética e, eventualmente, eletricidade. Originalmente, é a força da gravidade que converte a energia potencial da água como um fluído para movê-la, criando assim a energia cinética. Quando a água bate contra as rochas, solo ou vegetação, esses objetos sofrem a energia cinética da água corrente. Da mesma forma, a água corrente também pode girar turbinas voltadas para usinas hidrelétrica, o que gera eletricidade.

Outras fontes de energia cinética

Além de ser usada para gerar eletricidade, há muitas outras fontes de energia cinética na natureza. Por exemplo, uma rocha em cima de um penhasco cai repentinamente. Ela foi convertida de energia potencial em energia cinética através da força da gravidade, puxando-a para baixo. Se se lembrar do Coiote e o Papa-léguas, então terá muitos exemplos animados disso acontecendo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível