×
Loading ...

O que são fontes internas de financiamento?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Fontes de financiamento permitem que empresas operem, se expandam e paguem dívidas. Nenhuma empresa pode sobreviver sem uma fonte estável de financiamento. As principais fontes para a maioria das empresas são externas, ou seja, dependentes de credores ou investidores. Entretanto, existem também fontes internas de financiamento. Essas fontes internas são importantes quando o negócio é novo e não consegue arrecadar dinheiro o suficiente de credores ou investidores.

Fontes de financiamento (Marc Debnam/Digital Vision/Getty Images)

Fundos do proprietário

Os fundos do proprietário são alguns dos primeiros e mais básicos tipos de financiamento interno. Eles são simplesmente os fundos pessoais que os empresários usam para iniciar o negócio. Apenas o financiamento do proprietário não é normalmente suficiente para operar totalmente um negócio (a menos que os proprietários tenham uma grande quantidade de riqueza pessoal), mas é um bom começo.

Loading...

Venda de ações

Há uma distinção importante entre uma empresa emitir ações e vender suas próprias ações. Se uma empresa emite ações e as vende para um investidor, esse dinheiro está vindo de fora para dentro da empresa e, portanto, é externo. No entanto, se uma empresa detém algumas das suas próprias ações (como deve ser feito por um empresa para que ela seja detentora do negócio) e essas ações ganham valor no mercado, essa é a riqueza que a empresa possui internamente e pode vender para gerar fundos.

Pagamentos diferidos

Pagamentos diferidos são pagamentos que a empresa faz para seus fornecedores depois que já recebeu os suprimentos. A maioria das empresas elabora um acordo de crédito de curto prazo segundo o qual pagam pelos suprimentos por um mês ou trimestre, não importa a data de recebimento. Esse é um processo de empréstimo de curtíssimo prazo que pode ser considerado uma fonte interna com base no valor que o negócio recebe diretamente dos suprimentos.

Receita

A receita é uma das principais fontes de financiamento interno que ajuda empresas que estão lucrando com suas operações. As receitas que excedem as despesas podem ser usadas como a empresa achar melhor. Certas obrigações, como passivos e dividendos, existem e devem ser contabilizadas, mas um negócio de sucesso normalmente tem receita extra no final para investir de volta na empresa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...