×
Loading ...

Fontes naturais de cianeto em plantas

Muitas plantas comuns contêm a forma natural do cianeto, o glicosídeo cianídrico. Essa presença pode ser produto da evolução, já que isso ajuda a impedir animais e insetos de consumir a planta inteira. A maioria dos animais aguenta a ingestão de pequenas quantidades, mas durante períodos de seca, a quantidade do elemento químico nas plantas aumenta. Como resultado, os animais podem intoxicar-se com grandes concentrações de glicosídeo cianídrico.

Plantas caseiras produzem cianeto naturalmente (aimy27feb/iStock/Getty Images)

Fontes

Aproximadamente 1500 plantas são conhecidas por conter cianeto, geralmente na forma de açúcares ou lipídeos. O glicosídeo cianídrico pode ser encontrado em diversas quantidades em gramíneas, sementes de pêssego, caroços de cereja, sementes de maçã, feijão verde, amêndoas amargas, ervilhas, damascos, raiz de mandioca, sabugueiro, sementes de linho, cerejas e brotos de bambu. Os brotos de bambu contêm as maiores quantidades de glicosídeo cianídrico ou açúcar cianeto.

Loading...
Brotos de bambu (Maite Hijano Rovira/iStock/Getty Images)

Efeitos

Os efeitos de ingerir ou inalar materiais que contenham cianeto dependem da concentração. Pequenas quantidades são simplesmente quebradas e eliminadas através da urina. Em concentrações tóxicas, o cianeto impede que as células recebam oxigênio, sufocando a pessoa ou animal.

Plantas domésticas e animais (Okssi68/iStock/Getty Images)

Prevenção e solução

O cianeto encontrado em plantas pode, geralmente, ser eliminado ao cozinhar os alimentos, tornando-os seguros para o consumo. Certas plantas, como o sabugueiro, nunca devem ser consumidas cruas, somente cozidas. O aquecimento libera o gás cianeto no ar através da molécula de açúcar. O gás é rapidamente diluído no ar, tornando-o inofensivo. A fumaça de cigarros libera mais cianeto no ar do que qualquer outra fonte.

Não coma sabugueiro cru (Jolanta Dabrowska/iStock/Getty Images)

Geografia

A quantidade de cianeto em feijões verdes, ervilhas e feijão-de-lima depende de onde eles são cultivados. Os solos europeus possuem níveis mais altos de cianeto do que outras áreas. Como o processo de cozimento libera o cianeto no ar, é recomendado que se consuma feijões cozidos.

Solo europeu (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Considerações

A maioria dos casos de intoxicação por cianeto não ocorre através da ingestão de plantas. A quantidade de cianeto liberada é, normalmente, o suficiente para causar apenas um mal estar ou um leve desconforto. A intoxicação por cianeto é mais comumente causada pela forma gasosa do elemento, ou cianeto de hidrogênio. Os sintomas são respiração ofegante, batimento cardíaco acelerado, inquietação, tontura, fraqueza, dor de cabeça, náusea e vômito. Embora filmes de espiões mostrem pílulas de cianeto de potássio, elas não estão facilmente disponíveis ao público.

Mal estar (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...