on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Fontes primárias e secundárias na pesquisa

Atualizado em 23 março, 2017

Ao pesquisar sobre um assunto, é importante que o pesquisador saiba quais fontes são primárias e quais são secundárias. As fontes primárias e secundárias determinam o quão próximo o autor do material é do assunto e se há conclusões ou não.

A pesquisa usa tanto fontes primárias quanto secundárias (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Definição de fonte primária

Uma fonte primária é um relato em primeira mão das informações de um tema. As fontes primárias são livros, itens que não possuem conclusões baseadas em um estudo ou fontes em que o assunto é abordado pela experiência do autor e estão próximas do objeto de estudo. Existem fontes primárias em qualquer pesquisa, independente do tema.

Loading...

Definição de fonte secundária

As fontes secundárias tiram conclusões baseando-se em uma fonte primária. Estas fontes não possuem informações em primeira-mão, elas vem de pesquisas e estudo das fontes primárias. A fonte secundária é muito comum nos projetos de pesquisa, pois é mais fácil de achar.

Exemplos de fontes primárias

As fontes primárias variam muito dependendo do tipo de pesquisa. Fontes comuns incluem diários ou revistas sobre o tema, jornais e artigos que foram escritos na época do evento ou um pouco depois, registros do governo, entrevistas com os participantes do evento, canções, peças, poemas, histórias ou obras de arte. As fontes primárias também podem incluir os resultados de um experimento ou pesquisa de um cientista e congressos científicos.

Exemplos de fonte secundária

As fontes secundárias podem ser enciclopédias, biografias, livros de história, resenhas de livros e itens similares. Para um estudo científico, as fontes secundárias podem incluir uma análise de um ensaio clínico ou uma revisão de resultados científicos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...