Quem foram as pessoas mais influentes nas artes culinárias

Escrito por jeff mcdonald | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quem foram as pessoas mais influentes nas artes culinárias
A comida já não é apenas uma forma de manter-se vivo. É também um trabalho artístico (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Chefs de muitas culturas causaram impacto nas artes culinárias. Desde os primeiros chefs a dar atenção à apresentação dos pratos até os que fazem experimentações na cozinha de fusão atualmente, as pessoas mais influentes no meio gastronômico deixaram sua marca como pioneiros em técnicas de educação culinária, criaram movimentos para melhorar suas matérias-primas, exploraram as deficiências da indústria culinária e criaram novos estilos de cozinha.

Outras pessoas estão lendo

James Beard

O lugar de James Beard na lista de pessoas mais influentes nas artes culinárias é garantido por seus esforços pioneiros em escrever livros de receitas e por ter sido o primeiro apresentador de um programa de TV sobre culinária. Beard começou sua carreira de chef em 1935 para conseguir dinheiro para investir na profissão de ator. Oportunamente, em 1937, Beard abriu um restaurante, o Hors d'Ovreous. Em 1940 e 1942, Beard publicou os livros de receitas pioneiros "Hors d'Ovreous & Canapes", o primeiro livro de receitas dedicado a canapés e "Cook it Outdoors", dedicado à cozinha ao ar livre. Beard continuou escrevendo livros de receitas e em 1946 tornou-se apresentador do primeiro programa de TV sobre gastronomia. A James Beard Cooking School abriu suas portas em 1955. O foco de Beard era o preparo de pratos com ingredientes locais e frescos.

Julia Child

Julia Child foi uma premiada especialista em cozinha francesa e uma valiosa contribuição ao mundo da gastronomia. Sua importância é afirmada por seus inúmeros prêmios e conquistas. Aluna da prestigiada escola de culinária francesa Le Cordon Bleu, Child buscou enriquecer a culinária estadunidense incorporando a ela elementos da gastronomia francesa. Ela foi co-autora do livro de 743 páginas "Mastering the Art of French Cooking", que permaneceu no topo da lista de livros de receita mais vendidos por cinco anos. Hoje, esse livro é um modelo a ser seguido pela indústria gastronômica. Julia apresentou quatro programas de televisão de sucesso, tendo sido premiada com o George Foster Peabody Award em 1964 e com um Emmy em 1966. Child também apresentou três especiais sobre culinária. Foi uma presença constante no "Good Morning America" durante as décadas de 1970 e 1980. Child publicou diversos livros de receita, foi a primeira mulher nomeada ao Culinary Institute Hall of Fame, em 1993; e condecorada com a Ordem Nacional da Legião de Honra francesa, em 2000. A cozinha de seu programa televisivo é objeto de exposição do Smithsonian's National Museum of American History desde 2002.

Emeril Lagasse

O chef de cozinha Emeril Lagasse se tornou uma celebridade por seus restaurantes de sucesso e programas de TV sobre culinária. Ele estudou artes culinárias na Johnson and Wales University em Providence, Rhode Island. Também estudou em Paris e Lyon, na França, para aprimorar suas habilidades na cozinha. Lagasse se radicou em Nova Orleans como chef executivo do Commander's Palace, um marco da cidade. Em 1990, abriu seu primeiro restaurante de cozinha internacional com pratos espanhóis, franceses, portugueses, asiáticos e oriundos da região do Caribe. A Food Network percebeu o talento de Lagasse e o testou como apresentador de dois programas de culinária, que não alcançaram sucesso. Já o terceiro e o quarto programas que ele apresentou, em especial o "Emeril Live", que excursionava pelo país foram grandes sucessos. Lagasse emprestou seu nome a uma linha de utensílios de cozinha. A Emerilware foi a primeira linha de utensílios culinários assinada por um chef famoso, exemplo posteriormente seguido por Paula Deen, Rachel Ray e Giada de Laurentis.

Ken Hom

Ken Hom é um pioneiro da cozinha de fusão asiática. Nos últimos anos, o estilo asiático de cozinha de fusão cresceu bastante em popularidade. As misturas vietnamita/tailandesa e tailandesa/japonesa são as mais comuns. Hom criou receitas inovadoras que foram compartilhadas em cinco programas de TV, exibidos entre 1984 e 2000. Hom cozinhou para muitos chefes de estado e é consultor de culinária oriental para diversos restaurantes ao redor do mundo. Também é consultor de cardápio da Cathay Pacific Airlines.

Gordon Ramsay

Gordon Ramsay é pioneiro dos reality shows culinários. Tanto o "Hell's Kitchen" como o "Kitchen Nightmares" mostram como a indústria culinária funciona. A maneira por vezes agressiva de Ramsay demonstrar preocupação é um alerta a todos os chefs iniciantes e com pouca experiência que estão realizando o sonho de abrir seus próprios restaurantes. Além de entreter, tais programas são estudos importantes sobre a parte operacional e de gerenciamento de um restaurante. Ao mostrar este lado do mundo gastronômico, aqueles que desejam abrir seu próprio negócio podem mudar de ideia em relação a abrir um restaurante.

Jamie Oliver

Jamie Oliver é um visionário da indústria alimentícia. Embora qualquer bom chef saiba a importância da fonte e da qualidade dos ingredientes que utiliza, Oliver é o único a agir em relação a isso. Com seu programa "Food Revolution", Oliver está mostrando como é importante saber de onde sua comida vem. Seu objetivo é educar as pessoas acerca da origem de seus alimentos e encorajar consumidores e artistas culinários a procurar saber de onde seus produtos se originam.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível