Força da madeira 15 cm x 15 cm

Escrito por mark morris | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Força da madeira 15 cm x 15 cm
Madeiras grandes de 15 cm x 15 cm são capazes de suportar grandes quantidades de peso (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)

Ao usar madeira como material estrutural em projetos de construções, você deve sempre verificar a classificação da força para o tamanho da viga que você pretende usar, para assegurar-se que é forte o suficiente para o propósito. Você pode encontrar tabelas online que te fornecerão classificações de carga aproximadas para tamanhos comuns de vigas madeiras, dependendo de certas variáveis. Elas são conhecidas como tabelas de vãos e cargas.

Outras pessoas estão lendo

Medidas de força

Postes de madeira de 15 cm x 15 cm podem ser classificados em relação à força em duas categorias básicas quando se trata de carga aproximada. Primeiro é a quantidade de peso que o poste pode suportar em seu topo quando está posicionado na vertical. Isto é útil para calcular para um poste de plataformas ou outro suporte em coluna. A segunda medida é quanto peso a madeira pode suportar quando posicionada horizontalmente, como uma viga. No caso da madeira 15 cm x 15 cm, ela é tipicamente usada como suporte para vigas perpendiculares.

Vãos e espaçamento

Ao calcular a capacidade aproximada de carga de uma viga horizontal, você precisará consultar a tabela de vãos e cargas, que fornecerá a classificação de carga da madeira em questão baseando-se no tamanho, a proximidades entre as vigas e a distância entre os suportes que estão as segurando. A proximidade entre elas é conhecida como espaçamento e é tipicamente medida do centro de uma tábua ao centro da seguinte, ou "de centro a centro". Para ripas, este valor é tipicamente não mais que 60 cm. Para vigas, pode ser consideravelmente mais longe. A distância entre as colunas de suporte é conhecida como vão. Quanto maior o vão, menor o peso suportado com segurança pela viga.

Força horizontal

Quando usada como uma viga horizontal, um corte padrão de 15 cm x 15 cm de pinheiro do sul, que é o comum para a maioria das madeiras, irá suportar uma grande quantidade de peso. Aqui estão as relações de quilogramas por metro entre suportes de acordo com a tabela de vãos e cargas. Sobre um vão de 2,5 m, são suportados 325 kg por metro linear. Sobre um vão de 3 m, a mesma madeira 15 x 15 suporta até 203 kg. Sobre 3,6 m, que é o vão máximo permitido entre os suportes, uma viga 15 x 15 aguenta até 140 kg por metro linear. Você precisará consultar um gráfico de carga para estimar o peso que você pretende aplicar, dependendo do tipo de construção que será colocada sobre a viga.

Força Vertical

Uma madeira 15 cm x 15 cm é um suporte estrutural muito resistente e é classificado para uso sem suporte lateral em até 6 m de altura, desde que sejam usadas fixação e base apropriadas. A medida em questão é a força de compressão por centímetro quadrado de uma espécie particular de madeira. Ao calcular verdadeiros projetos de construção, outros fatores envolvidos podem colocar estresse lateral, lado-a-lado com o poste, diminuindo a classificação. Em geral, um corte 15 x 15 de abeto de Douglas pode suportar até 12000 kg. A madeira com menor classificação é o pinheiro, que suporta até 8000 kg. A maioria das outras madeiras se encaixa entre esses parâmetros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível