Forma agressiva do Parkinson Plus

Escrito por aurora harklute | Traduzido por josé víctor dias lourenço
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Forma agressiva do Parkinson Plus
A doença de Parkinson é uma síndrome degenerativa progressiva que afeta adultos mais velhos (old man taking a picture image by Bo Widerberg from Fotolia.com)

A doença de Parkinson é uma doença degenerativa que afeta o movimento neurológico. Idiopática ou "pura", ela pode ser distinguida de um conjunto de síndromes comumente referido como "Parkinson plus". De acordo com a Mayo Clinic, esta é a forma mais grave e progressiva da doença, com um menor tempo de sobrevida.

Pessoas com Parkinson plus sentem os sintomas característicos da síndrome de Parkinson idiopática e um ou mais sintomas adicionais típicos de uma condição neurodegenerativa diferente. É importante lembrar que Parkinson plus não é uma doença única, com um curso claro, mas sim um conjunto de condições que a gera degeneração em vários sistemas.

Outras pessoas estão lendo

Dença de Parkinson idiopática

Os sintomas da síndrome de Parkinson idiopática descrevem um padrão ou caso "puro", sem sintomas secundários. Ela é caracterizada por quatro sintomas característicos. Os pacientes têm tremores incontroláveis dos braços, pernas, mãos e rosto. Eles também mostram bradicinesia, ou retardado do movimento. As pessoas com essa síndrome são rígidas e incapazes de se mover rapidamente e sem dificuldades. O sintoma característico final é a dificuldade de equilíbrio e coordenação.

Os médicos diagnosticam indivíduos com estes quatro sintomas característicos e uma capacidade para responder à droga levo-dopa como tendo a síndrome de Parkinson. A doença é progressiva, e a degeneração do cérebro e do corpo continua até a morte do paciente.

Demência com corpos de Lewy

Demência com corpos de Lewy é uma síndrome que, quando combinada com a doença de Parkinson idiopática, é considerada síndrome de Parkinson plus. Ela ocorre quando um tipo particular de placa começa a acumular nas regiões do cérebro que controlam os processos de memória, causando a morte das células nervosas. A doença é semelhante à doença de Alzheimer, em que o paciente perde progressivamente as funções de memória, mas ambas são diferenciadas pelo tipo de placa que gera a morte das células.

Atrofia sistêmica múltipla

Atrofia sistémica múltipla é uma outra condição que pode fazer parte d síndrome de Parkinson plus. Em adição aos sintomas da síndrome de Parkinson, os pacientes com atrofia de múltiplos sistemas mostram sinais de disfunção do sistema nervoso autônomo. Estes geralmente incluem problemas com a frequência cardíaca, pressão arterial, respiração, digestão ou função sexual. Atrofia de múltiplos sistemas continua rara, mas é uma síndrome particularmente agressiva, sem cura conhecida.

Degeneração corticobasal

A degeneração córtico-basal pode aparecer com a síndrome de Parkinson para formar a síndrome Parkinson plus. O diagnóstico dessa degeneração é frequentemente difícil de fazer, uma vez que os sintomas principais se sobrepõem com os sintomas da síndrome de Parkinson. O diagnóstico só pode ser confirmado após a autópsia.

Os sintomas de degeneração corticobasal incluem falta de precisão e lentidão de um membro de um dos lados do corpo. Os pacientes também podem apresentar tremor e instabilidade da marcha, embora estes sintomas também sejam característicos da síndrome de Parkinson. Como a degeneração córtico-basal progride, os pacientes também podem apresentar dificuldade em gerar discursos, em articular frases, controlar um membro, deglutir, andar e se movimentar, de acordo com a Mayo Clinic.

Paralisia supranuclear progressiva

Paralisia supranuclear progressiva é outra síndrome que ocorre com a síndrome de Parkinson. Indivíduos com esta condição têm retardado de movimentos e deficiência de equilíbrio, o que faz com que o diagnóstico diferencial entre essas duas síndromes seja difícil de ser feito. Pacientes com paralisia supranuclear progressiva também podem ter visão dupla, visão turva, movimentos incontroláveis ​​dos olhos, a fala prejudicada e dificuldade para engolir. A sobrevida do indivíduo diminui ao possuir essas duas condições, uma vez que estes distúrbios aumentam a suscetibilidade de se adquirir lesões e infecções.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível