Que forma de energia é necessária em esportes cíclicos e acíclicos?

Escrito por scott thompson | Traduzido por amanda nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que forma de energia é necessária em esportes cíclicos e acíclicos?
Vários tipos de energia são utilizadas nos esportes (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Esportes cíclicos são aqueles nos quais um único movimento é repetido várias vezes, tais como remar, correr ou pedalar uma bicicleta. Esportes acíclicos são aqueles nos quais cada ação requer um diferente tipo de movimento, ao invés de repetir o mesmo movimento em um ciclo. Luta livre, esgrima e ginástica são exemplos de esportes acíclicos.

Outras pessoas estão lendo

Força, resistência, velocidade e energia

Habilidades atléticas podem ser definidas em termos de habilidade de exercer força (força), de repetir uma ação por um longo período de tempo (resistência) ou de realizar uma ação rapidamente (velocidade). Energia é uma combinação de velocidade e força -- é a habilidade de realizar uma ação contra a resistência com uma explosão de movimento repentina. A maioria dos esportes exige diferentes recursos dos atletas envolvidos, enfatizando uma dessas habilidades mais que as outras e usualmente requerem uma grande combinação de habilidades em duas dessas áreas.

Energia em esportes cíclicos

Esportes cíclicos tais como corrida de longa distância são definidos primariamente pela resistência do que pela energia, mas isso não significa que a energia não seja um fator significante. Porque ela é um efeito combinado de força e velocidade altamente desenvolvido, a resistência de um corredor deve ter ambas as qualidades para ser mais rápido do que os competidores. O remo é outro esporte cíclico na qual a resistência é a maior habilidade, mas começar com energia (a habilidade de explodir uma ação no começo da corrida) também é importante. No geral, a energia é de secundária importância em esportes cíclicos mas ainda assim é um fator significante.

Energia em esportes acíclicos

Muitos esportes populares são acíclicos, significando que eles exigem ações complexas e movimentos que não se repetem em um ciclo. Basquete, futebol, vôlei e artes marciais requerem diferentes tipos de energia. Por exemplo, artes marciais exigem um poder de reação fortemente desenvolvido, que é a habilidade de se fixar em um certo lugar e se mover explosivamente daquela posição para uma nova sem parar. O vôlei exige poder de aceleração e reação, que é a habilidade de atingir o pico de velocidade o mais rápido possível. Futebol requer energia inicial, poder de aceleração e reação.

Esportes acíclicos combinados

Esportes que alternam atividades cíclicas e acíclicas são referidos como esportes "acíclicos combinados". Por exemplo, quando um atleta do salto com vara corre até a barra, a corrida é a atividade cíclica, mas é imediatamente seguida pela atividade acíclica do pulo. Vários tipos diferentes de energia podem ser exigidos para isso, incluindo energia inicial, poder de aceleração durante a fase cíclica, e energia para saltar durante a fase acíclica. Nenhum dos dois esportes exige a mesma combinação de tipos de energia, seja o esporte cíclico, acíclico ou cíclico combinado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível