Uma forma simples de calibrar uma bússola magnética

Escrito por mike charmaine | Traduzido por harry yazawa
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Uma forma simples de calibrar uma bússola magnética
Uma bússola é um indicador que se alinha ao polo norte magnético (the compass image by laviniaparscuta from Fotolia.com)

Nenhum marinheiro vai ao mar sem uma bússola. Elas vêm sendo usadas há tempos como um auxílio direcional e navegacional. Em termos simples, é um indicador que se alinha ao polo norte magnético da Terra, que é diferente do polo norte geográfico e fica em um local diferente. Uma bússola se alinha ao polo norte magnético e não ao geográfico.

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Navegação com bússola

A navegação por bússolas é o sistema usado por marinheiros para traçar seu curso, junto com mapas, cartas de navegação e outros métodos. Uma bússola normal é um indicador de direção, mas podem haver variações envolvidas com a localização exata. Entretanto, usuários podem calcular as distâncias e traçar o curso. Bússolas modernas incluem um indicador adicional para mostrar a direção do trajeto.

Componentes

O design básico de uma bússola contém o seguinte:

A) Agulha magnética, que é um ímã em forma de seta alinhado com o campo magnético da Terra.

B) Pivô da agulha, para prendê-la no lugar.

C) Marcadores e pontos de bússola, para mostrar os quatro pontos cardeais.

Calibrando bússolas magnéticas

Devido aos efeitos e variações do campo magnético, uma bússola pode exigir calibração e correção do desvio, dependendo de onde ela é usada. Bússolas magnéticas apontam para o polo norte magnetítico, que é diferente do geográfico. As distâncias entre os dois é entre 1600 Km e pode variar em relação à localização da bússola. Portanto, elas precisam ser ajustadas ou calibradas usando um mapa que mostra os polos.

Calibrando bússolas magnéticas em relação a um mapa

(a) Pegue um mapa topográfico e coloque a bússola sobre o mapa perto da localização do Pólo Norte. (b) Alinhe a seta norte do mapa e a seta da bússola em linha. (c) Gire o disco de bússola e alinhe o indicador magnético norte com a linha acima. (d) Em seguida, gire o mapa e alinhe a seta da bússola com a linha magnética norte do mapa. (e) Tanto o mapa e quanto a bússola estão agora alinhados e calibrados para o norte geográfico.

A direção da bússola de um navio é equipada com duas bolas de ferro para corrigir os efeitos de materiais magnéticos e ajudar a calibrar a bússola. O processo de calibragem envolve a preparação de um cartão de desvio e o uso da cabeça norte do navio para alinhar com as localizações da costa. Os desvios são anotados no cartão e a linha de referência na bússola é então alinhada com a direção da viagem do navio. Aeronaves da aviação também utilizam metodologia semelhante para preparar e usar cartões de desvio da bússola.

Calibrando bússolas eletrônicas

Bússolas eletrônicas são calibradas com a ajuda de sensores e tabelas de calibragem, junto com um programa de computador que usa entradas a partir de sistemas de posicionamento global, conhecidos como pontos de referência, as posições e as leituras dos sensores físicos para mapear o desvio, juntamente com um giroscópio para gravar movimentos de 360º. Finalmente, o computador gera valores correcionais que são alimentados na bússola eletrônica para a correção.

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