×
Loading ...

Formação 4-5-1 em um jogo de futebol

A formação de futebol 4-5-1 consiste no goleiro, quatro zagueiros, cinco meio-campos e um atacante. É uma formação popular, empregada por equipes profissionais como Liverpool FC, e que frequentemente é vista como um estilo defensivo. As equipes a usam para controlar o ritmo do jogo e manter a posse da bola, muitas vezes optando por fazer uma pontuação baixa. A maior parte da ação terá lugar no meio do campo, com picos de excitação entre os dois.

A formação 4-5-1 é considerada um estilo defensivo (soccer ball image by Rich Johnson from Fotolia.com)

Zagueiros

No sistema 4-5-1, dois dos quatro zagueiros jogam no meio, em frente ao goleiro. Eles são a última linha de defesa, muitas vezes só se movendo para além do meio campo para chutes laterais. Os outros dois jogam nos lados direito e esquerdo, às vezes se sobrepondo com os alas de meio campo.

Loading...

Meio de campo

Geralmente, dois dos cinco meios de campo jogam nas alas direita e esquerda, fora da área central, a fim de esticar o campo e dar passes cruzados em frente ao gol. Os outros têm mais liberdade em seus papéis. Em teoria, eles formam uma linha de três meios de campo centrais, mas suas posições variam e muitas vezes se desviam do centro, formando tanto volantes quanto meios de campo atacantes.

Voltante

O meio de campo no estilo defensivo joga diretamente na frente dos zagueiros e tem a dupla responsabilidade de fornecer passes para atacantes e apoiar a defesa quando o outro time está no ataque. Eles às vezes são responsáveis ​​pelo acompanhamento do melhor jogador da equipa adversária - geralmente um meio de campo atacante ou atacante - para impedi-lo de pegar a bola e perturbá-lo quando o fizer. Volantes também podem controlar o ritmo do jogo, tanto para acelerar ou diminuir a velocidade.

Atacante

No sistema 4-5-1, o meio de campo atacante joga logo atrás do atacante. Normalmente é o jogador mais criativo no campo, tendo uma boa capacidade técnica e de passes. Esse jogador fica a maior parte do jogo em uma posição ofensiva, fornecendo suporte para o atacante e ala, mas também é responsável por voltar para ajudar na defesa.

Atacante

Como na formação só há apenas um atacante, este jogador muitas vezes tem que ser capaz de lidar com muita atenção a partir da defesa da equipe adversária. Este papel é o mais adequado para um jogador conhecido como alvo. Um homem-alvo é geralmente alto e habilidoso em ganhar e controlar passes aéreos, para que ele pule mais alto que zagueiros em passes longos e leve a bola a seus pés, dando tempo para os meios de campo chegarem à ofensiva. Ele também precisa ser capaz de capitalizar sobre oportunidades de gol, já que normalmente não serão muitas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...