on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como é formada a camada orgânica do solo?

Atualizado em 19 julho, 2017

O solo é a rocha em seu estado final de decomposição. O melhor indicador da saúde de um trecho de terra, não importa o tamanho, é se há formação ou perda de solo. Nesse último caso, perde-se também a base da produção e da conservação. Seja um jardim, uma fazenda ou um estado inteiro, se houver perda de solo em vez de formação, a produção econômica e a conservação ecológica é interrompida. Para que uma nova camada orgânica se forme, o solo deve estar vivo.

A produção sofre se a camada orgânica estiver se perdendo (closeup of dried out brown soil image by Victor B from Fotolia.com)

Vida no solo

A vida no solo proporciona as estruturas para outras formas de vida. A camada orgânica forma-se a partir daí. Solos saudáveis possuem uma cobertura proveniente das plantas e forragem, que desacelera a evaporação e melhora a infiltração da água, de modo que depois da chuva o solo permaneça úmido por mais tempo. Os micróbios são essenciais na formação da camada orgânica, pois produzem polissacarídeos que, por sua vez, permitem que os minerais do solo se agrupem. Esse processo é a criação da camada orgânica a partir do leito principal do solo. Os espaços entre os torrões permitem que o solo respire e absorva a umidade com mais rapidez.

Loading...

Ingredientes essenciais

Uma camada orgânica saudável consiste de minerais, água e seres vivos. Existem certos fatores necessários para a manutenção dos micróbios no solo e a produção de uma nova camada orgânica. Dentre os elementos essenciais temos os minerais, o ar e a água, regimes de revolvimento do solo, bem como seres vivos, plantas e animais, juntamente com seus produtos, tanto no solo quanto sobre ele. Esses ingredientes interagem uns com os outros. Os animais revolvem o solo, por exemplo, e introduzem ar e minerais.

Monitoramento do progresso

Níveis altos de atividade biológica são necessários para produzir a camada orgânica e isso deve ser monitorado. Os efeitos causados por valas, pesticidas, herbicidas e fertilizantes devem ser considerados, pois qualquer redução da atividade biológica é desastrosa para o processo de produção de solo. A atividade biológica pode ser monitorada pelo cheiro. Um odor de composto indica níveis altos de atividade. O nível do solo deve elevar-se e a superfície deve ficar leve e elástica. Se conseguir enfiar com facilidade uma chave de fenda na terra até a altura do cabo, isso indica que se produziu de forma bem-sucedida um bom nível de camada orgânica, que, quando boa, possui partículas cujo tamanho varia de 0,5 mm a 2 mm.

Rebanho

O rebanho pode ser utilizado para melhorar a formação da camada orgânica. Uma pastagem intensa seguida pela devida recuperação pode ser usada como ferramenta para eliminar raízes de grama, melhorar as condições superficiais do solo, aumentar a biomassa e incrementar a diversidade biológica acima e abaixo da terra. Às vezes, o alimento pode ser colocado dentro do solo para que os animais revolvam a terra suficientemente para pegar a comida. Essa técnica melhora a aeração, a infiltração da umidade e a mineralização.

O sistema por linha-chave

Na agricultura é possível, desde que se utilize as técnicas certas, produzir bons níveis de camada orgânica mesmo na terra exposta ao tempo e sem plantas. O sistema por linha-chave corresponde a um conjunto de teorias e práticas da agricultura desenvolvido para aumentar substancialmente a fertilidade do solo. A ênfase é dada na produção de um ambiente que acelera a atividade biológica do solo. Na Austrália, P.A Yeomans, desenvolvedor desse sistema de gestão do solo, conseguiu produzir quase 10 cm de uma camada orgânica negra e de boa qualidade no prazo de três anos, no que antes era um xisto sem cobertura. Yeomans percebeu que a prosperidade de toda sua fazenda dependia de uma camada vibrante.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...