Mais
×

Como formar um paralelogramo com o tangram

O tangram é um conjunto de sete formas geométricas chamadas tan: cinco triângulos isósceles, sendo dois grandes, um médio e dois pequenos; um quadrado e um paralelogramo romboide. Você pode virá-los, girá-los e arrumá-los para criar outras formas ou figuras. Um paralelogramo é uma forma geométrica de quatro lados com dois pares de lados paralelos que pode se encaixar em quatro categorias principais: quadrado, retângulo, losango e romboide. Você pode fazer três dos quatro tipos de paralelogramos usando todos os sete tans: o quadrado, o retângulo e o romboide.

Instruções

O losango, normalmente chamado de diamante, é o único paralelogramo que não pode ser construído usando o tangram (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Quadrado

  1. Coloque um triângulo grande sobre uma superfície rígida com o lado maior na vertical e o ângulo reto apontando para a direita. Alinhe o outro triângulo grande de forma que o lado maior esteja na horizontal e o ângulo reto esteja apontando para baixo. Deslize os triângulos para que seus lados menores se alinhem enquanto mantêm a orientação especificada.

  2. Gire um triângulo pequeno até que seu lado maior esteja na horizontal e o ângulo reto aponte para cima. Deslize esse triângulo sob o triângulo maior que aponta para a direita de forma que o ângulo inferior deste e o ângulo esquerdo do triângulo pequeno se encontrem.

  3. Ajuste o quadrado no espaço deixado pelo triângulo menor e pelo triângulo maior que aponta para a direita. O quadrado deverá ser alinhado inclinado, como um diamante, para caber nesse espaço. Ajuste o segundo triângulo pequeno de forma que seu ângulo reto aponte para a esquerda e se encontre com os ângulos retos de ambos os triângulos maiores.

  4. Ajuste o paralelogramo à direita do segundo triângulo menor e acima do triângulo maior superior. Ajuste o triângulo médio no espaço restante, abaixo do paralelogramo, dos triângulos pequenos e do quadrado para completar o quadrado grande.

    Retângulo

  1. Alinhe os lados maiores de ambos os triângulos grandes de maneira que formem um quadrado. Deslize um triângulo pequeno junto a este quadrado grande de forma que o lado maior esteja na diagonal. O ângulo reto do triângulo deve tocar o ângulo inferior direito do quadrado formado pelos retângulos grandes.

  2. Una um dos lados maiores do paralelogramo ao lado maior do triângulo pequeno. Os dois lados menores do paralelogramo devem estar na horizontal; deslize o quadrado acima do paralelogramo de forma que ele caiba no ângulo reto formado pelo paralelogramo e pelo quadrado grande.

  3. Posicione o triângulo médio de forma que seu lado maior esteja na vertical e seu ângulo reto aponte para a esquerda. Posicione-o de forma que a diagonal inferior se alinhe ao lado maior do paralelogramo. Para completar o retângulo, coloque o último triângulo pequeno no ângulo de 45° entre o quadrado e o triângulo médio.

    Romboide

  1. Gire um triângulo grande de forma que seu lado maior esteja na diagonal e seus lados menores estejam na parte inferior direita da forma. Alinhe um triângulo pequeno de forma que seu lado maior esteja na diagonal e seus lados menores estejam na parte inferior esquerda da forma. Coloque o triângulo pequeno perto do triângulo grande de forma que seus ângulos retos e seus lados verticais se unam. O triângulo pequeno só alcançará metade do lado do triângulo grande.

  2. Coloque o paralelogramo junto ao triângulo pequeno de forma que um lado maior encontre o lado maior do triângulo pequeno. Os lados menores do paralelogramo devem estar na horizontal. Coloque o quadrado no ângulo reto sobre o paralelogramo e à direita do triângulo grande. Todas as bordas devem alinhar-se sem sobreposição.

  3. Posicione o triângulo pequeno restante de forma que seu lado maior esteja na diagonal e seus lados menores estejam na parte superior esquerda da forma. O lado menor vertical do triângulo deve alinhar-se ao lado direito do quadrado.

  4. Gire o triângulo médio de forma que seu lado maior esteja na vertical e seu ângulo reto aponte para a esquerda. Coloque-o no ângulo reto criado pelo lado longo do paralelogramo e pelo lado maior do segundo triângulo pequeno.

  5. Posicione o último triângulo grande de forma que seu lado maior esteja na diagonal e seus lados menores estejam na parte superior esquerda da forma. Seu lado vertical deve alinhar-se ao lado vertical maior do triângulo médio, formando um paralelogramo.

Aviso

  • Certifique-se de que todos os cantos das peças do tangram se alinhem sem sobreposição.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article