Como formar um paralelogramo com o tangram

Escrito por jennifer ramirez | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como formar um paralelogramo com o tangram
O losango, normalmente chamado de diamante, é o único paralelogramo que não pode ser construído usando o tangram (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O tangram é um conjunto de sete formas geométricas chamadas tan: cinco triângulos isósceles, sendo dois grandes, um médio e dois pequenos; um quadrado e um paralelogramo romboide. Você pode virá-los, girá-los e arrumá-los para criar outras formas ou figuras. Um paralelogramo é uma forma geométrica de quatro lados com dois pares de lados paralelos que pode se encaixar em quatro categorias principais: quadrado, retângulo, losango e romboide. Você pode fazer três dos quatro tipos de paralelogramos usando todos os sete tans: o quadrado, o retângulo e o romboide.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Quadrado

  1. 1

    Coloque um triângulo grande sobre uma superfície rígida com o lado maior na vertical e o ângulo reto apontando para a direita. Alinhe o outro triângulo grande de forma que o lado maior esteja na horizontal e o ângulo reto esteja apontando para baixo. Deslize os triângulos para que seus lados menores se alinhem enquanto mantêm a orientação especificada.

  2. 2

    Gire um triângulo pequeno até que seu lado maior esteja na horizontal e o ângulo reto aponte para cima. Deslize esse triângulo sob o triângulo maior que aponta para a direita de forma que o ângulo inferior deste e o ângulo esquerdo do triângulo pequeno se encontrem.

  3. 3

    Ajuste o quadrado no espaço deixado pelo triângulo menor e pelo triângulo maior que aponta para a direita. O quadrado deverá ser alinhado inclinado, como um diamante, para caber nesse espaço. Ajuste o segundo triângulo pequeno de forma que seu ângulo reto aponte para a esquerda e se encontre com os ângulos retos de ambos os triângulos maiores.

  4. 4

    Ajuste o paralelogramo à direita do segundo triângulo menor e acima do triângulo maior superior. Ajuste o triângulo médio no espaço restante, abaixo do paralelogramo, dos triângulos pequenos e do quadrado para completar o quadrado grande.

    Retângulo

  1. 1

    Alinhe os lados maiores de ambos os triângulos grandes de maneira que formem um quadrado. Deslize um triângulo pequeno junto a este quadrado grande de forma que o lado maior esteja na diagonal. O ângulo reto do triângulo deve tocar o ângulo inferior direito do quadrado formado pelos retângulos grandes.

  2. 2

    Una um dos lados maiores do paralelogramo ao lado maior do triângulo pequeno. Os dois lados menores do paralelogramo devem estar na horizontal; deslize o quadrado acima do paralelogramo de forma que ele caiba no ângulo reto formado pelo paralelogramo e pelo quadrado grande.

  3. 3

    Posicione o triângulo médio de forma que seu lado maior esteja na vertical e seu ângulo reto aponte para a esquerda. Posicione-o de forma que a diagonal inferior se alinhe ao lado maior do paralelogramo. Para completar o retângulo, coloque o último triângulo pequeno no ângulo de 45° entre o quadrado e o triângulo médio.

    Romboide

  1. 1

    Gire um triângulo grande de forma que seu lado maior esteja na diagonal e seus lados menores estejam na parte inferior direita da forma. Alinhe um triângulo pequeno de forma que seu lado maior esteja na diagonal e seus lados menores estejam na parte inferior esquerda da forma. Coloque o triângulo pequeno perto do triângulo grande de forma que seus ângulos retos e seus lados verticais se unam. O triângulo pequeno só alcançará metade do lado do triângulo grande.

  2. 2

    Coloque o paralelogramo junto ao triângulo pequeno de forma que um lado maior encontre o lado maior do triângulo pequeno. Os lados menores do paralelogramo devem estar na horizontal. Coloque o quadrado no ângulo reto sobre o paralelogramo e à direita do triângulo grande. Todas as bordas devem alinhar-se sem sobreposição.

  3. 3

    Posicione o triângulo pequeno restante de forma que seu lado maior esteja na diagonal e seus lados menores estejam na parte superior esquerda da forma. O lado menor vertical do triângulo deve alinhar-se ao lado direito do quadrado.

  4. 4

    Gire o triângulo médio de forma que seu lado maior esteja na vertical e seu ângulo reto aponte para a esquerda. Coloque-o no ângulo reto criado pelo lado longo do paralelogramo e pelo lado maior do segundo triângulo pequeno.

  5. 5

    Posicione o último triângulo grande de forma que seu lado maior esteja na diagonal e seus lados menores estejam na parte superior esquerda da forma. Seu lado vertical deve alinhar-se ao lado vertical maior do triângulo médio, formando um paralelogramo.

Dicas & Advertências

  • Certifique-se de que todos os cantos das peças do tangram se alinhem sem sobreposição.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível