Mais
×

Formas criativas para que as crianças comam verduras

Compras com seus filhos ajuda a desenvolver o interesse pela alimentação saudável.
evgenyatamanenko/iStock/Getty Images

Introdução

De acordo com Yvonne Syto, nutricionista e autora do livro "Mapa da nutrição: guia para comer saudavelmente no mundo real", as crianças não nascem com uma predisposição natural para ingerir verduras. Geralmente gostam de verduras até conhecerem frutas e doces. Pode ser que não seja fácil, mas é possível despertar o gosto de seus filhos pelos vegetais. Confira como!

IT Stock Free/Polka Dot/Getty Images

Plante sua própria horta

Deixe seus filhos entusiasmados com a comida que comem conseguindo ajuda da sua horta. Plante alimentos para que cada um escolha o que vai comer. Para cada refeição, leve seu filho até a horta para que escolha as verduras. Ensine ele a lavá-las e mostre como montar o prato.

Getty Images

Escolhendo os molhos

As crianças adoram temperar as coisas. O segredo é a escolha de um molho saudável. A Dra. Joanna Dolgoff, autora do livro "Luz vermelha, luz verde, comer bem", afirma que servir vegetais cobertos com molhos cheios de gordura não ajudam os filhos a respeitarem uma alimentação saudável. O recomendável é colocar uma pequena quantidade de molho com baixo teor de gordura. Melhor ainda seria servir os legumes com guacamole ou húmus, que são saudáveis para o coração.

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Começe pelo mercado

Leve seu filho ao supermercado e comprem as verduras juntos. Deixe ele participar da seleção dos alimentos para as refeições. Você vai se surpreender com as atitudes dele.

Comstock/Comstock/Getty Images

Troque seus aperitivos

Deixe as batatas fritas de lado e prove acelga no forno. São deliciosas e proporcionam a mesma satisfação que as batatas fritas sem o excesso de calorias. Essa é uma forma de substituir a comida gordurosa por um vegetal abundante.

Creatas/Creatas/Getty Images

Espinafre na mesa

Melhore o suco e o ânimo do seu filho com o poder secreto das verduras. No liquidificador, coloque acelga, espinafre e um iogurte de banana. Você também podem acrescentar rabanetes ao suco. A bebida é muito nutritiva e deliciosa.

Eising/Photodisc/Getty Images

Tome um lanche saudável no jantar

Wade Williams, um chef famoso de Los Angeles, disse que quando era criança, adorava tomar o café da manhã no jantar. Depois de adulto, ele prefere uma alimentação saudável para manter a forma. É por isso que sugere substituir o bacon por peito de peru, além de adicionar espinafre, champignon e outras verduras em tortas e ovos mexidos.

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

A aventuras das refeições

Seja seu próprio chefe! Como pai ou mãe, você pode dizer: "você deve comer um vegetal verde ou uma fruta". Depois deixe seu filho escolher outras opções. Essa missão especial de poder escolher o próprio alimento pode fazer com que a criança se entusiasme com os vegetais.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Divirta-se e seja criativo

Alimentos como pizza e tacos são perfeitos para os pequenos aspirantes a chefs. Compre massas pré-assada ou tortilhas e deixe que as crianças montem seus próprios pratos. Você escolhe os ingredientes saudáveis, como os vegetais, e eles comem. Nesse caso, a vitória é quase garantida!

Elnur Amikishiyev/iStock/Getty Images

Faça um passaporte alimentício

Você não precisa de um passaporte ou avião para as aventuras comestíveis. Faça um jogo com “passaportes” feitos a mão. A ideia é viajar a diferentes países para conhecer a culinária de cada um deles. Seu filho vai se entusiasmar com a geografia e com os alimentos saudáveis que vai comer. Ajude seu filho a completar o passaporte com verduras de todas as partes do mundo.