Formas criativas de explicar os elementos da tabela periódica

Escrito por cara batema Google | Traduzido por luiz neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Formas criativas de explicar os elementos da tabela periódica
A tabela periódica usa cores para agrupar alguns elementos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

A tabela periódica é um diagrama que mostra todos os elementos, e é um dos melhores recursos da química. Os elementos são os blocos de construção da base da matéria, porque eles não podem ser quebrados ou alterados. A tabela marca letras e números dentro de caixas; as letras dizem o nome do elemento, e o número no topo da caixa é o número atômico, que diz quantos prótons o elemento possui. Normalmente, há um número na parte inferior da caixa, embaixo do nome do elemento; esse número se refere à massa atômica, ou à massa de um próton ou nêutron.

Elementos

Os elementos constituem a matéria, que é tudo aquilo que você pode tocar, incluindo líquidos, sólidos e gases. Os elementos são feitos de átomos, que incluem prótons, nêutrons e elétrons. A tabela periódica é basicamente uma lista desses elementos, organizada de uma maneira que mostra os números atômicos em ordem crescente, e sugere que os elementos estão relacionados entre si. As linhas da tabela mostram o período, ou uma forma de classificar o elemento. Os elementos são frequentemente codificados por cores ou classificados por grupo, que é a família à qual ele pertence. Eles também são representados por uma abreviatura de uma ou duas letras, sendo a primeira sempre maiúscula e a segunda sempre minúscula

Atividades

Os cientistas da DePauw University fizeram uma exposição dos elementos da tabela periódica; faça sua própria exposição escolhendo de 4 a 8 elementos que você pode pegar, como ferro, cobre, ouro, prata, alumínio, carbono, níquel, sódio, hélio ou oxigênio. Divida uma caixa em seções para cada elemento e preencha cada espaço com objetos feitos desse elemento; por exemplo, coloque uma tampa em uma garrafa vazia e você terá oxigênio, ou coloque uma folha de estanho, agulhas de tricô ou latas de refrigerante em um compartimento para compor o alumínio. Observe e compare os diferentes elementos. Complete palavras cruzadas de elementos, jogos da forca ou jogo da memória. Divida a classe em equipes; uma pessoa de cada grupo escolhe um elemento, e a outra pessoa tem que adivinhar o elemento fazendo perguntas sobre suas propriedades. Distribua uma cópia sem cores da tabela periódica e peça aos alunos para colorir os metais e não-metais com diferentes tons; peça para que pintem também os gases, líquidos e sólidos de cores diferentes.

Palestras

Antes de explicar a tabela periódica, seus alunos devem entender bem os átomos. Ensine-lhes que cada átomo tem partículas de cargas positivas chamadas prótons, partículas negativas chamadas elétrons e partículas sem cargas chamadas de nêutrons. Normalmente, os átomos possuem a mesma quantidade das três partículas; explique que a tabela periódica mostra o número de prótons. Dê a cada aluno a designação de prótons, elétrons ou nêutrons; diga um elemento da tabela periódica e peça para os alunos se agruparem com o número adequado de prótons, elétrons e nêutrons. Ensine a história da tabela periódica, a forma como ela é organizada e quais propriedades as diferentes famílias têm em comum. Por exemplo, os gases nobres estão no grupo 18, no lado direito da tabela. Os lantanídeos e actinídeos são separados da tabela principal porque não ocorrem naturalmente, e sim são feitos sinteticamente.

Considerações

Ao ensinar algo a crianças, mostre entusiasmo e tenha um tom de voz suave; os alunos dão uma resposta positiva quando sentem que o professor ama a matéria. Faça uma atividade ao invés de apenas palestrar, quando possível. Fortaleça o aprendizado com atividades como listas de exercícios e recursos visuais e peça aos estudantes para realizar tarefas em grupos quando for apropriado. Use recursos visuais; a tabela periódica por si só é uma representação visual. Coloque informações em uma música que você possa cantar em sala.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível