Formas criativas de fazer a sua Linha do Tempo

Escrito por shelley frost | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A ideia de memorizar datas e fatos históricos faz com que muitos estudantes suspirem de frustração. Uma linha do tempo representa fatos históricos de forma visual, permitindo que os aprendizes visuais absorvam mais conhecimento. A linha do tempo em papel é o formato tradicional, mas existem modelos criativos que se transformam em experiências divertidas e educativas. Use essas ideias como um trampolim para suas atividades, adaptando-as e expandindo-as conforme necessário.

Outras pessoas estão lendo

A linha do tempo comestível

Uma linha do tempo comestível motiva as crianças a explorar eventos históricos. A linha em si pode ser representada por alcaçuz ou outros doces finos. Biscoitos ou cupcakes funcionam bem para representar os eventos, pois o glacê pode ser usado para escrever o nome e data do evento. Outros alimentos também podem ser usados. Um bolo pode ser coberto e decorado com uma linha do tempo. A massa de pizza pode ser moldada em um retângulo longo, com os recheios representando diferentes eventos. Peça aos seus alunos sugestões para criar outras opções comestíveis.

A linha do tempo de varal

Um varal serve como base para sua linha do tempo, que poderá ser facilmente alterado e reutilizado para outros períodos da história. Estique um varal ou fio em toda a sala, amarrando bem apertado para não ceder. Prendedores de roupa podem ser usados para prender cartões ou fotos que representam os eventos. Esse modelo em varal funciona bem em salas de aula, pois pode ser usado durante todo o ano para diferentes linhas do tempo. E quando não for empregado como linha do tempo, poderá exibir obras de arte dos alunos.

A linha do tempo da vida

Uma linha do tempo da vida reencena os eventos existentes. Após um período de tempo ser estabelecido, os eventos são selecionados para representação na linha do tempo. O número de acontecimentos escolhidos depende da duração do tempo elegido e do número de pessoas disponíveis. Divida os participantes entre os eventos selecionados e cada grupo deve planejar suas fantasias e a informação a ser apresentada. Crie um cenário para cada evento, pois isso ajudará a separá-los visualmente. Um ginásio ou uma sala grande será ideal. Deixe um espaço físico entre cada evento e tenha uma placa identificando o evento e a respectiva data. Os participantes poderão encená-lo continuamente ou então fornecer uma apresentação informativa aos visitantes.

A linha do tempo do álbum de recortes

O álbum de recortes (scrapbook) é um método alternativo para exibição da linha do tempo. Cada acontecimento é representado em seu próprio álbum de recortes, usando imagens e texto para descrevê-lo com precisão. As páginas são colocadas em ordem cronológica dentro do álbum. Use um fichário com anéis que permita que as páginas sejam removidas ou reorganizadas. Dessa forma, novos eventos podem ser facilmente adicionados à linha do tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível