Mais
×

Formas de cumprimento nos outros países

Atualizado em 17 abril, 2017

Gestos como o aperto de mão são usados como formas de cumprimento no mundo todo, mas cada país tem suas próprias formas de cumprimentar, como acenar com a mão ou com a cabeça. Certas formas de cumprimento que são aceitáveis em uma cultura podem ser ofensivas em outras, então é bom saber o que é ou não aceitável em outros países.

O aperto de mão é um cumprimento comum em vários países (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

Aperto de mão nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, O aperto de mão é uma forma de cumprimento aceitável em um primeiro encontro. Tanto o homem quanto a mulher cumprimentam-se com um aperto de mão em encontros sociais ou de negócios. Nessa forma de cumprimento a pessoa estende a mão direita e aperta a mão do outro com o polegar levantado. Segure a mão da outra pessoa e aperte devagar. Aperte por dois ou três segundos, enquanto você balança seu braço e sua mão para cima e para baixo demonstrando franqueza.

Curvando-se

Em certos países, como Japão e China, curvar-se é uma forma de cumprimento; entretanto, pode haver diferenças. Muitas formas de curvar-se dependem da idade ou das circunstâncias, mas curvar-se é uma forma de demonstrar respeito: quanto maior for o grau de curvatura, maior é o respeito por tal pessoa. Os chineses combinaram essa forma de cumprimento com um forte aperto de mão, demonstrando assim que eles estão felizes em encontrá-lo.

Tocar as mulheres

Em muitos países, tocar uma mulher é considerado um insulto. Na França, tanto o homem quanto a mulher apertam as mão em encontros sociais e de negócios. Entretanto, não beije a mão de uma mulher francesa, pois isso é desrespeitoso. Na Arábia Saudita e na Tailândia, um rápido aperto de mão com uma mulher já é uma forma de desrespeito.

Palmas das mãos juntas

Em certas culturas, como a Indiana, as pessoas juntam as palmas das mãos com os dedos apontados para cima e as mãos em frente ao peito. Eles cumprimentam os outros com a palavra, "namastê", que significa “curvo-me perante ti”. Na Tailândia, as pessoas também se cumprimentam com as palmas das mãos juntas e na frente do peito, acompanhada de uma pequena curvatura. Quanto mais alto levantarem as mãos, mais demonstram respeito.

Formas de aperto de mão

Os europeus geralmente cumprimentam-se com um aperto de mão toda vez que eles se encontram. Na Europa, amigos próximos e conhecidos frequentemente cumprimentam-se dessa forma. Os russos cumprimentam-se frequentemente com um aperto de mão e sempre tiram as suas luvas antes de fazerem isso. Os sul-africanos cumprimentam-se com um forte aperto de mão, enquanto os árabes preferem um leve aperto de mão. Os belgas também se cumprimentam dessa forma.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article