on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Formas de descobrir o sexo de uma galinha com 10 semanas de idade

Atualizado em 21 novembro, 2016

É importantíssimo determinar o sexo de galinhas desde cedo, para poder separá-las para seus devidos usos. As fêmeas de raças poedeiras geralmente são mantidas para a produção de ovos. Os machos geralmente são abatidos. Tanto fêmeas quanto machos são úteis como carne em raças especificamente desenvolvidas para essa produção.

É fácil identificar o sexo de galinhas adultas. Também é relativamente simples determiná-lo em um pinto que acabou de ser chocado. É mais complicado determinar o sexo de aves adolescentes, pois eles ainda não desenvolveram as características adultas. O ideal é determinar os sexos de pintos com um ou dois dias de idade, separando então os machos e as fêmeas. Se isso não for feito, existem algumas formas de determinar o sexo dos animais mais velhos.

Pode ser difícil determinar o sexo de um pássaro adolescente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Formato da pena

A forma mais fácil de determinar o sexo de uma galinha adolescente é pela examinação das penas no pescoço da ave. Uma galinha fêmea tem penas arredondadas, e um macho tem penas pontudas. É fácil verificar essas penas. Simplesmente pegue o pássaro e segure-o firmemente sob um dos braços. Pegue um cartão, como uma ficha didática ou cartão de crédito, e coloque sob uma fileira de penas, atrás do pescoço. Se as penas forem pontudas, o pássaro provavelmente é macho. Se as penas forem mais arredondadas, o pássaro provavelmente é fêmea.

Loading...

Cores das penas

Em raças com penas multicoloridas, as penas às vezes indicam o sexo de um pássaro. As fêmeas geralmente terão cores únicas e discretas. Os machos terão uma gama maior de cores nas suas penas. Obviamente, esse método não é eficaz em raças com cores sólidas.

Cristas e papadas

Uma fêmea terá uma crista menor em cima da cabeça, e uma papada menor abaixo do bico. Um galo terá essas partes maiores. A crista ficará ereta, enquanto a da fêmea geralmente se dobra de lado.

Esse teste nem sempre é preciso até as aves estarem próximas da maturidade, pois muitas fêmeas e machos têm cristas e papadas de tamanhos similares durante a adolescência. Esse teste é preciso apenas em raças que tenham uma única crista.

Esporão

O esporão é o apêndice similar a um dedo na parte traseira da perna de uma galinha, que se curva para cima. Machos têm um esporão maior, pois precisam dele para se fixar à fêmea durante o coito. Localize o esporão e compare-o ao de um animal que se saiba o sexo de idade aproximada, ou compare o tamanho entre vários pássaros.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...