Formas de detectar se um telefone está grampeado

Escrito por mario ramos | Traduzido por aline fernandes martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Formas de detectar se um telefone está grampeado
Proteja a sua privacidade - aprenda como grampos de telefone funcionam e como detectá-los (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Detectar se um telefone está grampeado nem sempre é fácil. Grampear um telefone fixo é muito diferente de grampear um telefone celular e, às vezes, os sinais são tão sutis que é virtualmente impossível de detectá-los. Todavia, existem passos que você pode seguir para se proteger de grampos em telefones fixos ou móveis.

Outras pessoas estão lendo

Como funciona o grampo em telefones fixos?

Grampos em telefone fixo geralmente envolvem uma bobina de indução. Uma bobina de indução consiste em dois fios de cobre entrelaçados que podem receber o sinal de um telefone fixo e transmiti-lo a um terceiro. Ele normalmente é colocado ao lado da linha, e a pessoa que está ouvindo deve estar bem próxima da linha para ouvir as chamadas claramente.

Formas de detectar um grampo em um telefone fixo

Ao contrário dos filmes, grampos de telefone fixo geralmente não produzem cliques audíveis durante a ligação (esses cliques provavelmente apenas indicam um problema com a linha e não um grampo). Detectores de escutas também são vendidos nas lojas físicas e online, mas a qualidade é muito variável. A maneira mais barata e mais confiável para detectar um grampo no telefone fixo é entrar em contato com sua companhia telefônica: se a empresa detectar uma escuta ilegal, eles irão removê-la e notificar a você e as autoridades. No entanto, se a escuta for legal, eles não são obrigados a notificá-lo. Se você está sendo grampeado legalmente, um tribunal irá notificá-lo no prazo de 90 dias após o término da escuta.

Como funciona um grampo de telefone celular?

O software pode ser baixado para o seu telefone celular por outra pessoa, o que permitirá ouvir as suas ligações. Isto pode ser feito remotamente, sem a necessidade de acesso físico ao seu telefone. Este software não só permite que outros escutem e acompanhem todos as suas mensagens e e-mails mas também pode acompanhar seus movimentos através de "triangulação", que usa a força do sinal do seu telefone para identificar sua localização com uma precisão de 2 a 3 metros. Alguns softwares de escutas podem transformar o seu celular em um microfone de trabalho - mesmo se você não o estiver usando - o que irá permitir que outros ouçam todas as conversas dentro imediações do telefone.

Formas de detectar o grampo no celular

Sinais de um grampo no celular podem ser muito sutis. Quando o seu telefone celular não estiver em uso, verifique se a bateria está quente ou se as luzes do telefone se acendem sem nenhum motivo aparente. Se você estiver em uma ligação, note qualquer clique ou bipe inesperado na linha. No entanto, o telefone ainda pode estar grampeado mesmo sem estes sinais.

Protegendo-se de um grampo no celular

Há vários ações que você pode tomar para se proteger de um grampo no telefone celular. Telefones que têm a capacidade de ficar online e podem acessar a Internet são altamente vulneráveis ​​à escutas telefônicas, então escolha um modelo sem essa função. Certifique-se de que ninguém mais consiga acessar fisicamente o seu telefone, e o mantenha bloqueado com uma senha. Remova a bateria do telefone quando não estiver o usando - o que irá impedir que ele seja transformado em um microfone. Se você precisa fazer ligações que envolvam informações sensíveis, use um telefone celular com um plano pré-pago.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível