Formas de dobrar metais

Escrito por david scott | Traduzido por ludmyla dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Formas de dobrar metais
Dobrando metais (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Se você está começando uma carreira como ferreiro, ou simplesmente consertando um carro ou reparando uma construção, pode ser útil conhecer a dinâmica de dobragem de metais. Se você tiver em mente alguns princípios básicos, você pode aprender a melhor maneira de dobrar metal.

Outras pessoas estão lendo

Dobrar metal com calor

A estrutura cristalina do metal torna-se mais maleável quando aquecida. O metal pode ser facilmente dobrado quando está muito quente. Algumas fontes de calor que você pode usar para aquecer o metal incluem tochas de propano ou oxigênio-acetileno, uma forja e um fogo quente. Algumas fontes de calor, no entanto, podem ser muito quentes para um determinado metal. Para o aço ou o alumínio, aqueça o metal até que ele fique vermelho. Para a maioria dos outros metais, geralmente não é necessário aquecê-los, mas se você tiver que fazer, aqueça-os um pouco e evite o aquecimento de metais como o bronze ou cobre, que derretem facilmente. Uma vez que o metal for aquecido, use um martelo ou pinças para dobrar o metal. Isto pode ser feito com força bruta ou com um equipamento mecânico, tal como uma prensa. Ao dobrar um metal quente, aplique a menor pressão possível para minimizar a deformação do metal. Se você usar um martelo, tente dobrar o metal em torno de um modelo. O metal quente é muito fácil de quebrar. Uma vez que o metal tenha sido dobrado, deixe-o esfriar lentamente, de modo que os cristais tenham tempo para se reorganizarem e ficarem rígidos.

Dobrando metal frio

Às vezes, é necessário dobrar o metal quando o calor não está disponível. Em tais casos, proteja o metal antes de dobrá-lo. Siga o mesmo procedimento de dobrar metal quente, mas omita os passos de aquecimento e refrigeração. Se o material é de bronze, você pode não deve dobrá-lo se estiver totalmente frio, pois pode quebrá-lo ou rachá-lo. Nunca dobre qualquer barra retangular de metal frio mais em um ângulo de mais 60 graus porque provavelmente irá quebrar o metal. Se você tiver um torno, use-o para segurar o metal e então use pinças para dobrá-lo. Se você tiver uma bigorna, você pode usar seu chifre como um modelo e dobrar o metal em torno dele.

Segurança

Use luvas pesadas e proteção para os olhos ao dobrar metal. Não toque no metal quente com suas mãos. Utilize apenas pinças ou um torno. Se você souber como resfriar o metal (aplicando a peça quente em água fria ou óleo) e sentir que é necessário depois de aquecê-lo, você precisará usar mais proteção. O resfriamento pode causar a quebra do metal. Conheça o tipo de metal que você está usando antes de aquecê-lo. Nunca aqueça metais galvanizados ou que têm zinco neles - a menos que você tenha acesso a um respirador que é certificado para filtrar os gases venenosos. Uma simples máscara não é suficiente para bloquear a fumaça de zinco, que pode matar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível