Mais
×

Formas de eliminar baratas

Visitantes indesejáveis, as baratas estão presentes em qualquer época do ano. Mas é particularmente no verão quando elas costumam aparecer em nossas casas com mais frequência. Muitas vezes, a briga contra os insetos é inglória. Embora inseticidas à venda no mercado funcionem bem para matá-las, esses produtos são venenosos para animais domésticos e prejudiciais para alimentos que ficam na cozinha. A boa notícia é que existem outras formas de espantar as baratas de uma vez por todas da sua residência. Confira as principais dicas para eliminar esses insetos que, além de nojentos, são transmissores de doenças.

Além de nojentas, baratas também transmitem doenças (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Limpeza

Manter insetos longe de casa é uma tarefa relativamente simples. Basta manter a residência sempre limpa. Insetos, como baratas e formigas, estão sempre atrás de alimentos ou restos de comida. Dessa forma, evite deixar qualquer tipo de alimento exposto na casa, especialmente na cozinha. Limpe sempre as prateleiras, as bancadas e os armários, especialmente nos cantos. Sempre que cair migalhas de comida no chão, passe um pano úmido com vinagre. O ácido do vinagre ajuda a afastar os insetos. Outro local onde as baratas costumam frequentar é o banheiro. Mantenha o ambiente limpo e tampe os ralos, quando não tiver utilizando.

Não deixe restos de comida na cozinha (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Remédios naturais

Se mesmo assim as baratas continuarem presentes, talvez seja a hora de aplicar substâncias naturais para afastar os insetos indesejáveis. Uma dica é colocar folhas de louro nos cantos da casa, especialmente na parte interna dos armários, da dispensa e nos cantos do banheiro. O odor das folhas de louro afasta as baratas. Outro remédio natural eficiente é o óleo de eucalipto (ou de alecrim). O odor exalado por esses óleos essenciais espanta as baratas. Para aumentar a eficácia do remédio, basta pingar algumas gotas do óleo em pedaços de algodão e espalhá-los por frestas e cantos em que os insetos aparecem mais frequência.

Evite inseticidas, já que eles costumam ser venenosos para animais de estimação (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Inseticidas naturais

Além dos remédios que afastam os insetos, outra alternativa é criar verdadeiros inseticidas naturais contra as baratas. Um dos mais eficientes é a mistura de açúcar e carbonato de sódio. Basta misturar bem uma taça de carbonato e uma xícara de açúcar comum. Então, coloque a mistura pelos locais onde as baratas aparecem com mais frequência. Elas serão atraídas pelo açúcar, mas também irão ingerir o carbonato de sódio, substância que prejudica o sistema digestivo delas e leva os insetos à morte.

Crie armadilhas naturais para eliminar as baratas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Dedetização

Caso ocorra uma infestação de baratas, não hesite em chamar o dedetizador de sua confiança para eliminá-las de uma vez por todas. O processo de dedetização nada mais é do que a aplicação de potentes inseticidas de longo prazo, que eliminam os ninhos das baratas. Como o veneno persiste no ambiente, as baratas não retornam por meses. Outra possibilidade que está em moda atualmente é a chamada dedetização ecológica, que utiliza venenos orgânicos não tóxicos para seres humanos.

A dedetização elimina o mal pela raíz (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article