As formas mais fáceis e rápidas de fazer uma manta de crochê

Escrito por kira robbins | Traduzido por carolina pires
As formas mais fáceis e rápidas de fazer uma manta de crochê
Se aquecer com uma manta de crochê aquece também o coração (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Fazer uma manta de crochê é uma forma fácil e divertida de criar um cobertor artesanal funcional e bonito. Essas mantas são ideais para presentes atenciosos para alguém, ou para manter em sua própria casa. Evite que fazer o crochê se torne uma tarefa difícil e acelere o processo com alguns passos simples, como usando pontos fáceis ou uma linha maior.

Pontos e receitas simples

Use pontos básicos de crochê, como o ponto baixo, o ponto alto e o ponto corrente, para fazer sua manta. Trabalhe em cima de cada ponto ao invés de em volta da haste de cada um. Use uma receita simples que não exija nenhum ponto especial. Fazer carreiras simples sem nenhum ponto complexo leva menos tempo. Tente fazer correntes até obter a largura desejada para sua manta, virar e seguir com pontos baixos ou altos em cada ponto para cada carreira, até que a manta tenha o tamanho desejado. A CrochetMemories sugere: "Quando for fazer mantas ou receitas parecidas, coloque um alfinete depois de um determinado número de carreiras para ajudar a manter a conta facilmente."

Receitas

Use uma receita de trama aberta de crochê -- ou seja, menos pontos com mais espaços entre eles -- para fazer uma manta rápida. Uma forma simples e rápida para fazer uma trama aberta é fazendo um ponto alto, quatro correntes, pulando três pontos, ponto alto no próximo ponto e repetindo o padrão até o fim de cada carreira. Esse tipo de receita cria quadrados abertos. É possível também escolher uma receita que usa apenas uma cor de linha, pois trocar entre cores de linha toma um certo tempo. Facilite seu trabalho e escolha uma receita feita especificamente para fazer mantas rápidas.

Linha e agulha maiores

Use uma linha maior, como uma grossa ou super grossa, para aumentar o tamanho de sua manta com mais rapidez. Use uma agulha maior, como uma de 10mm, quando for usar uma linha muito grossa. Essa combinação vai diminuir o tempo necessário para terminar a manta. Outro ponto positivo de usar uma linha grossa é que sua manta ainda será bem quentinha quando terminada. Se não tiver linhas grossas, junte dois ou três cordões de linha e faça o crochê como se fosse um só.

Agulha de crochê de metal

Muitas pessoas acham mais fácil usar uma agulha de crochê de metal. Elas tendem a deixar a linha deslizar e não a pegam com tanta facilidade quanto outros tipos, como as agulhas de bambu. Algumas pessoas notam que as agulhas de metal esfriam suas mãos, especialmente no inverno. É possível também que elas te causem alergia; tenha em mente que as agulhas de metal são feitas de aço e níquel ou alumínio. Tente usar uma agulha de plástico -- só tenha o cuidado de conferir se a agulha em questão e bem feita, sem falhas no plástico que podem prender a linha.