×
Loading ...

Formas fáceis de remover manchas de água na camurça

Atualizado em 21 novembro, 2016

A camurça é um tecido de escolha popular para móveis, calçados e roupas. Entretanto, ela é propensa a manchas causadas pela água, que podem deixar marcas desagradáveis nos seus itens. Em muitos casos elas podem ser removidas. Existem diversas opções fáceis para prevenir e remover manchas de água nesse tecido.

A camurça é um tecido popular usado para muitos móveis e itens de vestuário (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

O que fazer imediatamente

Se um móvel ou roupa de camurça molhar, trate o material imediatamente para prevenir a formação de manchas de água. Primeiramente, não tente secá-la com um secador de cabelos. Coloque o ítem em uma superfície plana e seque o líquido com um papel toalha absorvente. Seque a parte externa e interna (se possível) do objeto, absorvendo o máximo de líquido possível. Continue até que não haja mais umidade. Esse é um passo importante para evitar que a mancha se forme. Entretanto, se a água permanecer por muito tempo o tecido ficará manchado.

Loading...

Escovando as manchas de água

Se a mancha já se formou, use uma escova para camurça ou uma de cerdas macias para escová-la suavemente. Seja delicado e use um movimento circular até que a mancha desapareça. Se ela persistir, aplique uma pequena quantidade de detergente neutro para limpar e continue escovando. Se você não tiver uma escova ou se o processo não funcionar, use uma toalha ou uma lixa suave e cuidadosamente tente remover a mancha. Esse método é geralmente melhor para botas ou roupas de camurça.

Tratamentos com vinagre

Os tratamentos com vinagre são um método popular e eficaz de remover as manchas de água da camurça. Use-o somente se você não se importar com um odor prolongado de vinagre, ou em ítens como botas, que absorverão outros cheiros que esconderão o de vinagre. Deixe o objeto secar completamente e umedeça um papel toalha com vinagre branco puro. Esfregue a toalha suavemente sobre a mancha e deixe o ítem secar outra vez. Depois, aplique um produto condicionador de camurça para evitar o ressecamento do tecido depois de ter sido tratado com o vinagre.

Secando a camurça

A secagem da camurça manchada pela água depois do tratamento é tão importante quanto o próprio tratamento do tecido. Secá-lo de forma inapropriada pode causar manchas maiores e mais visíveis. Nunca aplique calor direto à camurça. Colocar os itens em uma secadora de roupas ou expô-los ao ar quente de um secador de cabelos pode danificar o tecido. Se você estiver secando um objeto como um chapéu ou calçados, encha-os com jornal, espalhando-o da forma mais uniforme possível. Isso permitirá que o item seque uniformemente e que mantenha sua forma. Se for um objeto grande como um sofá, aplique uma camada uniforme de toalhas ou papel toalha em cima para absorver igualmente a água. Coloque o item no sol ou em um área bem ventilada para secar ao ar livre com jornal ou papel toalha em cima. Depois que a camurça secar, trate-a com um spray impermeabilizante e faça isso várias vezes ao ano para evitar manchas de água no futuro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...