Mais
×

Formas honestas de dobrar o seu dinheiro

Quando você investe para que possa se aposentar um dia, colocar o seu filho na faculdade, ou até mesmo comprar uma casa tão sonhada, é fundamental perguntar-se algumas coisas importantes, tais como quanto tempo levará para o seu investimento dobrar, e quantos períodos de duplicação faltam antes que você precise liquidar o investimento. Existem algumas maneiras simples de investir e dobrar seu dinheiro em um período de tempo razoável.

No investimento certo, você pode dobrar o seu dinheiro em seis anos ou menos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A regra dos 72

Antes de investir, você deve calcular quanto tempo demorará para o seu investimento duplicar com base na taxa de rendimento a receber. Tudo o que se tem a fazer é pegar 72 e, em seguida, dividir pela a rentabilidade que você terá em seu investimento. Isso diz o número de anos que levará para que o seu investimento dobre. Por exemplo, 72 dividido por uma rentabilidade de 12 indica que levará seis anos para que o seu investimento dobre. Se demorar dois períodos de duplicação para atingir o seu objetivo de investimento, pela taxa que você conhece, levarão 12 anos para conseguir isso.

Fundos mútuos

Existem fundos mútuos de confiança, como Legg Mason, Vanguard e American Funds, cujos investimentos diversificados renderam de 10% a 12% de juros ao longo do tempo. Estes investimentos têm diferentes níveis de risco e recompensas possíveis, que podem ser adequados aos seus objetivos de investimento. Os fundos podem ter vários tipos de ações e títulos, estrangeiros ou nacionais. Seu investimento não tem que ser grande. Alguns fundos permitirão uma contribuição mensal tão baixa quanto R$ 50,00 por mês. No entanto, faz muito pouco sentido investir em fundos, a menos que o seu investimento fique lá por seis anos ou mais.

Ativos tangíveis

Se o seu objetivo de investimento é um pouco mais conservador, você tem mais períodos de duplicação em seus objetivos de investimento, ou quer ter um maior nível de segurança no investimento, então os ativos tangíveis, como a prata ou o ouro podem ser ideais para você. Estes investimentos tendem a oscilar entre 6% a 8% de juros ao longo do tempo, de modo que eles tendem a dobrar de valor a cada 12 anos. De qualquer forma, você pode se sentir seguro sabendo que o ouro e a prata estarão sempre em demanda.

Imóveis

Se você tem uma quantia significativa de dinheiro para investir e não se importa com o esforço adicional envolvido, então o setor imobiliário pode ser a maneira mais rápida de duplicar o seu investimento. O conceito é simples: você compra um imóvel e, em seguida, o aluga para os inquilinos criando renda passiva para si mesmo. Ou ainda, você poderia comprar uma hipoteca em uma economia em baixa, arrumar a propriedade e, em seguida, vender quando o mercado oscilar para cima. Robert Kiyosaki, autor de "Pai Rico, Pai Pobre" usou esses princípios para ganhar entre 16% e 24% sobre seus investimentos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article