Formas simples de fazer um modelo de DNA

Escrito por timothy burns | Traduzido por fernanda de assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Formas simples de fazer um modelo de DNA
Modelos de DNA de dupla hélice são ferramenta de ensino criativas para aulas de ciências (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)

Construir um modelo de DNA ajuda os alunos a entender o que são cromossomos, genes e a estrutura da molécula de DNA. Um modelo de DNA bem construído também melhora a qualidade de uma apresentação em sala de aula. Um modelo de DNA simplificado pode ser feito usando uma variedade de materiais e o objetivo do projeto é criar um modelo multi-colorido, semelhante a uma escada, que represente a molécula de dupla hélice.

Outras pessoas estão lendo

Molécula de DNA de doces

A chave para fazer um modelo de DNA eficaz é usar várias cores, que são dispostas em um padrão específico, para formar uma estrutura que se pareça com uma escada torcida. Um modelo de DNA pode ser feito usando varas de alcaçuz em duas cores, que formam os braços da escada. O alcaçuz é cortado em pedaços 2.5 cm e depois trançado em linhas de pesca em cores alternadas. Em seguida, quatro jujubas de cores diferentes são colocadas em palitos de dentes ou de churrasco, em pequenos em pares coloridos. Entre cada jujuba colorida haverá um pequeno marshmallow. A última etapa envolve o uso das jujubas e os palitos com marshmallows como "degraus" para a escada. Os palitos são pressionados contra as peças de alcaçuz vermelho e as peças de alcaçuz preto em cada lado da escada são pulados, para representar a composição química da molécula de DNA.

Bolas de isopor

Uma forma simples de se fazer um modelo de DNA é usando bolas de isopor, palitos de dente e uma base de madeira. Também serão necessários tinta, pincéis e barbante. As bolas representam as diferentes moléculas da estrutura do DNA. Bolas maiores e menores representam diferentes tipos de moléculas. O aluno começa à partir da base, conectando bolas em pares com palitos de dente e então os pares de moléculas são empilhados uns sobre os outros para criar a estrutura contorcida do DNA de dupla hélice.

Modelo de linha de pesca

Os alunos também podem fazer um modelo de DNA usando linha de pesca, limpadores de cachimbo em quatro cores diferentes, pinhão seco e macarrão de tubinhos coloridos. Os degraus da molécula de DNA são feitos grudando diferentes pedaços de macarrão colorido nas extremidades dos limpadores de cachimbo. Os limpadores de cachimbo são, então, amarrados com a linha de pescar no centro de cada degrau. A linha de pesca e os limpadores de cachimbo de diferentes cores podem ser usados para ajudar os alunos a entender como os componentes se encaixam para formar o DNA. Os pinhões e o macarrão em tubinhos são usados para representar os componentes da molécula de açúcar e fosfato. Este modelo será menos rígido e mais difícil de visualizar que um modelo feito com palitos e doces.

Balas de goma e alcaçuz

Uma maneira fácil de fazer um modelo de DNA é utilizando balas de goma em quatro cores diferentes, paus de alcaçuz e palitos de dente. Os alunos podem levar balas de qualquer cor e espetá-las aos pares nas extremidades de um palito. Elas serão depois empilhadas em cima umas das outras, utilizando palitos para construir a estrutura. Cada par de balas de goma representa um grupo de fosfato combinado enquanto o palito representa os produtos químicos de base, que se estendem entre os fosfatos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível