Como fazer formas de topiaria com arame

Escrito por beth asher | Traduzido por gabriela cubayachi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer formas de topiaria com arame
Como fazer formas de topiaria com arame (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Topiaria é a arte de fazer as plantas crescerem em formas decorativas que não são encontradas na natureza. A forma mais simples de topiaria é a cerca viva geometricamente quadrada. Outras formas podem ser bastante complicadas e requerem estruturas e vários anos de ornamentação para serem formadas. Você pode fazer esculturas de plantas grandes ou pequenas, mantendo-as dentro de estruturas simples de arame. As topiarias são basicamente formas geométricas simples ou silhuetas de arame formadas por círculos, triângulos ou meios círculos para criar uma estrutura tridimensional. Com ferramentas simples e um olho bom para formatos, qualquer um pode criar uma bela topiaria.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Rolo de 50 metros de arame galvanizado bitola 16
  • Carretel de arame para artesanato verde
  • Musgo de pântano ou musgo de turfa
  • Alicate de ponta fina
  • Tesoura
  • Fita métrica
  • Marcador permanente
  • Luvas

Lista completaMinimizar

Instruções

    Faça uma estrutura simples em forma de círculo

  1. 1

    Meça a largura do vaso e dobre o valor para determinar a circunferência (distância ao redor) do círculo. Meça a altura do vaso e dobre o valor. Some os valores dessas duas medidas, adicione cerca de 30 cm, e corte um pedaço do arame bitola 16 neste comprimento.

  2. 2

    Encontre um vaso redondo, uma lixeira ou outro recipiente do mesmo tamanho da medida do círculo. Posicione o meio do arame contra o recipiente e dobre-o em torno do recipiente até formar um círculo. As dobras podem ser feitas com as mãos, porém envolver o arame em torno de recipientes produz círculos mais perfeitos.

  3. 3

    Dobre as pontas do arame para baixo do círculo, de forma que fiquem paralelas. Usando o arame de artesanato, mantenha os fios firmemente ajustados abaixo da base do círculo. Molde o tronco torcendo os dois juntos no sentido da largura da segunda medida, e dobre a altura do vaso.

  4. 4

    Dobre as pontas do arame restantes para fora do tronco em ângulos retos. Curve-as em direções opostas formando um "S".

  5. 5

    Envolva o tronco com o arame bitola 16 de cima a baixo para torná-lo mais firme. Dobre a ponta do arame no alto, ao redor do círculo, para fixá-lo. Centralize a estrutura da topiaria no vaso e preencha com o meio de cultivo desejado.

    Faça uma estrutura na forma de globo

  1. 1

    Dobre os dois círculos, como descrito anteriormente, a partir da arame bitola 16. Dobre os fios do tronco para baixo, mas não enrole-os juntos. Coloque um círculo dentro do outro em direções opostas. Com o arame de artesanato, una os dois círculos formando um X.

  2. 2

    Una o tronco abaixo dos dois círculos e prenda-os utilizando o arame de artesanato. Faça um padrão em forma de "X" sobre e ao redor das bases do círculo e finalize enrolando o arame em torno dos 4 arames do tronco diversas vezes. Torça a ponta do arame e encape o tronco, de cima a baixo, com o arame.

  3. 3

    Dobre as quatro partes de arame restantes no fundo em ângulos retos em direção ao tronco. Curve-os em direções opostas formando dois "S". Centralize a estrutura de topiaria no vaso e preencha com o meio de cultivo de sua preferência.

    Faça uma estrutura octagonal

  1. 1

    Meça a largura do vaso e multiplique por dois. Essa será a circunferência de cada círculo no octógono. Some a medida de dois círculos mais o dobro da altura do vaso. Some mais 30 cm ao total e corte um pedaço do arame bitola 16 neste comprimento.

  2. 2

    Faça o círculo superior do octógono como descrito anteriormente em "Faça um círculo", mas não dobre as pontas do tronco. Amarre-as firmemente onde a ponta cruza embaixo do primeiro círculo.

  3. 3

    Coloque a parte de baixo do círculo superior contra o recipiente e dobre a ponta do arame em outro círculo. Siga as instruções dadas em "Faça um círculo" para completar o tronco e a base.

    Faça uma estrutura de borboleta

  1. 1

    Meça a circunferência do vaso para ter o comprimento do arame para o corpo oval da borboleta. Meça a altura do vaso e dobre-a. Some as duas medidas, adicionando 30 cm, e corte um pedaço do arame bitola 16 neste comprimento.

  2. 2

    Marque o meio do arame para ser o centro da parte de trás da borboleta. Dobre o corpo oval com as mãos, usando o alicate de ponta fina. A ponta do arame na parte de baixo deve cruzar embaixo do meio marcado da parte superior das costas da borboleta.

  3. 3

    Dobre as pontas do arame para baixo do corpo paralelas entre si. Siga as instruções dadas anteriormente para formar o tronco em "Faça um círculo" para fazer o suporte para a borboleta.

  4. 4

    Corte dois pedaços de arame de uma vez e meia o diâmetro do vaso, e dois pedaços do mesmo tamanho, para as asas da borboleta. Use o alicate de ponta fina para dobrar as pontas das asas em torno da parte superior do corpo, fazendo formas de argolas soltas. Evite que as asas escorreguem, enrolando o arame de artesanato da base de uma asa à outra, acima de onde se encontram com o corpo. Deixe um pedaço de arame extra para ajustar o ângulo da asa.

  5. 5

    Corte dois pedaços pequenos de asas para as antenas e una-as na frente do corpo da borboleta. Remodele as asas, caso necessário, esticando ou diminuindo o arame para conseguir o ângulo desejado. Centralize a estrutura de topiaria no vaso e preencha com o meio de cultivo desejado.

    Estrutura de borboleta tridimensional

  1. 1

    Faça a borboleta básica acima. Faça pequenos círculos de arame bitola 16 e una-os ao corpo usando o arame de artesanato. Os círculos devem ser maiores no centro do corpo.

  2. 2

    Deixe o musgo esfagno imerso em água morna por 15 minutos. Em seguida, esprema e modele no formato. A planta irá desenvolver-se nesse substrato, formando o corpo.

  3. 3

    Utilize quanto for necessário de arame para preencher entre os círculos e fixar o musgo esfagno.

Dicas & Advertências

  • Escolha plantas com folhas pequenas para fazer topiarias para o interior da casa. De acordo com o Dr. Leonard Perry, em seu artigo de 2009 para a Universidade de Vermont, "Criando Topiarias para o interior", folhas grandes distorcem o formato.
  • Utilize plantas jovens quando for envasar a topiaria. O desenvolvimento será mais rápido e, se alguma delas morrer, células de outra planta podem crescer no mesmo local.
  • Cilindros com arame de galinheiro podem ser feitos facilmente. Dobre, molde e junte cilindros básicos para formar grandes formas preenchidas por musgo esfagno para o exterior da casa.
  • Apare, molde e torça a topiaria de acordo com o tipo de planta usada. Não presuma que todas as plantas podem ser aparadas.
  • Esquecer de fertilizar irá diminuir o crescimento de suas plantas e deixar buracos vazios.
  • Não utilize plantas sazonais. Sua topiaria perderá as folhas no inverno ou morrer completamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível