Mais
×

Formas de ventilar uma garagem

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As garagens precisam de ventilação adequada para prevenir cheiros bolorentos, crescimento de mofo e acúmulo de gases de gasolina. Aquelas com acabamento de placas de reboco ou painéis carecem de ventilação para permitir o fluxo de ar para armazenar produtos sazonais ou químicos. Já as garagens velhas, sem acabamento, onde os tijolos da construção são visíveis desde o chão até o teto, têm um fluxo melhor de ar, mas que pode ainda ser insuficiente quando usadas como local de trabalho. Existem várias opções e formas de ventilar uma garagem.

As garagens com ventilação adequada não ficam com odores ruins (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Adicione um ventilador de janela

Coloque um ventilador de janela em estilo de caixa em uma janela com as hélices puxando o ar para fora. O ventilador puxará o ar velho da garagem através da janela, enquanto ar fresco é puxado pela porta aberta da garagem, ou é atravessado pelas frestas da porta fechada.

Instale uma segunda janela pequena

Muitas garagens, se anexadas ou separadas da casa, têm uma janela. Ao instalar uma segunda janela em uma parede oposta, uma corrente natural de ar passará pela garagem.

Instale respiradouros de parede

Os respiradouros de parede são unidades individuais, em que painéis horizontais parecem semelhantes aqueles vistos em persianas. Os painéis sempre abertos permitem que o ar passe enquanto a inclinação evita que a chuva entre. Para melhores resultados ao ventilar a garagem, posicione o respiradouro bem alto, em uma parede oposta a uma janela. Uma corrente natural de ar puxará o ar de um lado para o outro através da garagem.

Instale um respiradouro de teto com turbina

Os ventiladores de teto com turbinas são uma boa opção para uma garagem sem acabamento. O ar é puxado para cima através da turbina usando correntes de vento naturais, sem precisar de eletricidade.

Instale um exaustor de banheiro

Um pequeno exaustor, como aqueles usados em banheiros, é suficiente para manter o ar fresco em uma garagem com acabamento usada principalmente para armazenamento. Para garagens usadas como lavanderia, é melhor instalar o exaustor de banheiro perto da máquina de lavar e da secadora, para retirar o ar úmido da garagem. Os exaustores de banheiro devem ser conectados por fio no sistema elétrico e podem ser instalados na parede ou teto.

Instale um ventilador de sótão

Uma garagem usada como oficina requer ventilação para proteger o trabalhador de gases de tinta ou para manter um nível de conforto durante o trabalho. Para garagens com acabamento, um pequeno ventilador de sótão, também conhecido como ventilador desligado, é uma boa escolha para ventilar. O ventilador é instalado no teto e ligado quando necessário. Um respiradouro de teto com turbina sobre a garagem é recomendado para uso com ventiladores de sótão para permitir que o calor e gases de tinta escapem e não entrem pelo espaço do sótão sobre o resto da casa.

Exaustor de cozinha

Um exaustor de cozinha, velho ou novo, posicionado sobre o local de trabalho em uma garagem proporciona tanto ventilação como iluminação. Os exaustores de cozinha podem ventilar através de paredes ou pelo sótão. Já os industriais têm hélices mais poderosas, mas são conhecidos por serem mais barulhentos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article